OS ENTENDIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.336-360

Palavras-chave:

Educação Infantil, Modelagem Matemática, Entendimentos, Formação Continuada de Professores

Resumo

A formação continuada é a fase em que professores ampliam seus conhecimentos, conhecem diferentes metodologias e trocam experiências. Este trabalho refere-se a uma investigação desenvolvida com professores de Educação Infantil de uma rede municipal, participantes de um curso de extensão sobre a Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, ofertado de forma remota. A oferta desse curso é necessária visto que a Modelagem Matemática tem se mostrado perspicaz no desenvolvimento integral das crianças quando utilizada como prática pedagógica na Educação Infantil. Sendo assim, este artigo tem como questão norteadora: o que os professores compreendem sobre Modelagem Matemática? E como objetivo: investigar o entendimento que os professores têm sobre a Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática antes e após um curso de extensão sobre a mesma temática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos dados foram coletados por meio de questionários e analisados pela perspectiva da Análise Textual Discursiva. Como resultados, constata-se que alguns participantes conheciam a Modelagem Matemática, mas não como prática pedagógica. Todos compreenderam as contribuições desta metodologia para o desenvolvimento integral das crianças. E, mesmo que alguns participantes já tenham algum conhecimento sobre esta temática, considera-se como inovação o fato de todos terem modificado suas percepções sobre o tema, apontando pontos positivos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática na Educação Infantil, pela concepção de Burak. Um exemplo é o fato de a prática começar com um tema de interesse da criança, desenvolvendo sua autonomia e criatividade.

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Biografia do Autor

Cibelli Batista Belo, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM-UFPR), Professora da Rede Municipal de Irati/PR.

Tania Teresinha Bruns Zimer, Universidade Federal do Paraná

Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM-UFPR) e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE:TPEn-UFPR).

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Publicado

17-08-2023

Como Citar

Batista Belo, C., & Bruns Zimer, T. T. (2023). OS ENTENDIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(28), 336–360. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.336-360

Edição

Seção

Artigos Científicos