MAPEAMENTO DAS PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE LABORATÓRIOS ASSOCIADOS À MATEMÁTICA: ANÁLISE DE 40 ANOS DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.405-426

Palavras-chave:

Laboratórios, Matemática, Estado do Conhecimento, Mapeamento de Pesquisas

Resumo

Este artigo, resultado de uma investigação de doutorado, tem como finalidade apresentar um mapeamento das pesquisas acadêmicas (dissertações e teses) produzidas no Brasil, nos últimos 40 anos (1983 a 2022), que trazem laboratórios associados à Matemática como um dos seus focos principais. Como relato científico de uma pesquisa de característica inventariante, que busca desenhar um panorama, inicia por evidenciar brevemente fatos e textos historicamente demarcados no desenvolvimento da temática dos laboratórios. Em seguida, detalha metodologicamente a construção da Base de Dados da Pesquisa (Base), organizada em uma planilha, gerada a partir de dados coletados em 55 trabalhos, frutos de mestrados (acadêmico e profissional) e doutorados em programas de pós-graduação nas áreas de Educação, de Ensino e de Matemática. Dentre os principais resultados, destaca-se a constatação de que a produção científica sobre os laboratórios não tem sido uniforme, apesar de as discussões em torno da temática não serem recentes. Desde a primeira produção acadêmica, em 1983, há um lapso temporal de 14 anos para surgimento de novos trabalhos; mesmo assim, somente a partir de 2010 a produção começa a tomar corpo. Observa-se, ainda, que os trabalhos estão mais concentrados em apenas duas regiões brasileiras (Nordeste e Sudeste); que a área de Ensino detém a maior parte das pesquisas; e que os mestrados profissionais têm assumido um lugar de destaque nesta produção.

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Publicado

17-08-2023

Como Citar

de Oliveira, C. E., Cavalcante, J. L., & Andrade, V. L. V. X. (2023). MAPEAMENTO DAS PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE LABORATÓRIOS ASSOCIADOS À MATEMÁTICA: ANÁLISE DE 40 ANOS DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(28), 405–426. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.405-426

Edição

Seção

Artigos Científicos