LESSON STUDY NAS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.86-107

Palavras-chave:

Lesson Study, Estudos de aula, Educação Matemática, Revisão Sistemática de Literatura

Resumo

A pesquisa se insere na área da Educação e trata da utilização da abordagem da Lesson Study (LS) em pesquisas no contexto educacional brasileiro. Seu objetivo é analisar como a abordagem LS é utilizada nas teses e dissertações brasileiras, revelando os níveis de ensino, etapas de formação de professores, conteúdos matemáticos abordados e temas recorrentes nessas pesquisas, a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura. Em termos metodológicos, utilizaram-se os pressupostos de Briner e Denyer (2012). Foram realizadas buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, selecionando-se para a análise 27 produtos, 20 dissertações e sete teses. Os resultados apontam para a prevalência das pesquisas no Ensino Fundamental; a formação continuada de professores como foco principal dos estudos; e o trabalho com diversos conceitos matemáticos, tais como operações matemáticas básicas, frações, geometria plana e/ou espacial e funções. Os estudos indicam que as pesquisas sobre LS no Brasil vêm crescendo e se fortalecendo como um campo de conhecimento que colabora para ultrapassar os desafios e as barreiras que a cultura do trabalho individual no Brasil impõe aos professores.

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Biografia do Autor

Mikaelle Barboza Cardoso, Universidade Estadual do Ceará

Graduada  pela  Universidade  Estadual  do  Ceará  (UECE)  em  Licenciatura  em  Matemática. Especialista em Ensino de Matemática (UECE), Mestre em Educação  (UECE) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual (núcleo Formação de Professores de Ciências e Matemática). Atualmente é professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Sobral.

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará/Professora Adjunta

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora doutora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Pesquisadora produtividade CNPq.

Marcilia Chagas Barreto, Universidade Estadual do Ceará

Doutora  em  Educação  Brasileira  pela  Universidade  Federal  do  Ceará  (2002),  com  estágio pós-doutoral  na  Universidade  de  Quebec  à  Chicoutimi,  em  Educação  Matemática  (2006-2007).  Mestra  em  Estudos  Pós  Graduados  em  Supervisão  e  Currículo  pela  Pontifícia Universidade  Católica  de  São  Paulo  (1985).  Graduada  em  Pedagogia  pela  Universidade Federal  do  Piauí  (1979).  Atualmente  é  professora  adjunto  M  da  Universidade  Estadual  do Ceará, vinculada ao curso de pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

17-08-2023

Como Citar

Cardoso, M. B. ., Fialho, L. M. F., & Barreto, M. C. . (2023). LESSON STUDY NAS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(28), 86–107. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.86-107

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