PROBLEMAS MATEMÁTICOS DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.299-316

Palavras-chave:

Aprendizagem matemática. , Multiplicação e divisão. , Ensino de matemática.

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado e objetiva verificar a abrangência do Campo Conceitual Multiplicativo em duas coleções de livros didáticos, a partir da identificação e da classificação das situações multiplicativas presentes nessas obras, tendo como fundamentação teoria a “Teoria dos Campos Conceituais” de Gèrard Vergnaud. Trata-se, portanto, de pesquisa qualitativa de cunho documental. Foram analisadas duas coleções de materiais didáticos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, totalizando seis livros. A análise foi realizada pela técnica de análise de conteúdo. Foi possível verificar que: a quantidade de situações referentes ao Campo Conceitual Multiplicativo aumenta com o avanço nos anos escolares; as situações de multiplicação são exploradas em maior número em comparação às situações de divisão; a primeira coleção (A) explora mais situações de problemas verbais, enquanto a segunda (Coleção B) apresenta mais situações classificadas como exercícios; problemas do eixo “Proporção Simples” um para muitos - são priorizados em ambas as coleções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise do Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BORDEAUX, A. L. et al. Novo bem-me-quer matemática – 1º ano. 4 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2017a.

BORDEAUX, A. L. et al. Novo bem-me-quer matemática – 2º ano. 4 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2017b.

BORDEAUX, A. L. et al. Novo bem-me-quer matemática – 3º ano. 4 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2017c.

DANTE, L. R. Ápis matemática, 1º ano: ensino fundamental, anos iniciais. 3 ed. São Paulo: Ática, 2017a.

DANTE, L. R. Ápis matemática, 2º ano: ensino fundamental, anos iniciais. 3 ed. São Paulo: Ática, 2017b.

DANTE, L. R. Ápis matemática, 3º ano: ensino fundamental, anos iniciais. 3 ed. São Paulo: Ática, 2017c.

CASTRO, C. A. de; CURI, E. Resolução de problemas do campo multiplicativo com crianças de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Revista de Educação Matemática, São Paulo, SP, v. 17, p. 1-18, 2020.

CORREA, J.; MEIRELES, E. de S. A compreensão intuitiva da criança acerca da divisão partitiva de quantidades contínuas. Estudos de Psicologia, 5 (1), p. 11-31, 2000.

GITIRANA, V. et al. Repensando Multiplicação de Divisão: contribuições da Teoria dos Campos Conceituais. São Paulo: PROEM, 2014.

LAUTERT, S. L. As dificuldades das crianças com a divisão: um estudo de intervenção. 2005. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.

MAGINA, S.; SANTOS, A. dos; MERLINI, V. Quando e como devemos introduzir a divisão nas séries iniciais do ensino fundamental? Contribuição para o debate. Em teia/ Revista de Educação Matemática Tecnológica Iberoamericana, v. 1, n.1, 2010.

MAGINA, S., SANTOS, A. dos; MERLINI, V. Comparação Multiplicativa: a força que a expressão exerce na escolha das estratégias de resolução dos estudantes. XIII CIAEM-IACME, Recife, Brasil, 2011.

MAGINA, S.; SANTOS, A. dos; MERLINI, V. O raciocínio de estudantes do Ensino Fundamental na resolução de situações das estruturas multiplicativas. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n.2, p.517-533, 2014.

NACCARATO, A. M.; MENGALI, B. L. da S.; PASSOS, C. L. B. A Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

NUNES, T.; BRYANT, P. Crianças Fazendo Matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

OLIVEIRA, E. G. de. Raciocínio combinatório na resolução de problemas nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo com professores. 2014. 225 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo (SP), 2014.

PEREIRA, J. F. F.; CURI, E. Problemas que envolvem relação entre dois ou mais conjuntos no âmbito do raciocínio combinatório. Em Teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. São Paulo – Brasil, v. 7, n.1, 2016.

RODRIGUES, M. L. S. Alfabetização Matemática na visão da professora do 1º ciclo do ensino fundamental. 2015. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus (BA), 2015.

SANTANA, E. R. dos S.; LIMA, D. C. Teoria dos Campos Conceituais. In: LAUTERT, S. L.; CASTRO FILHO, J. A. de; SANTANA, E. R. dos S. Ensinando Multiplicação e Divisão do 1º ao 3º ano. Itabuna: Via Litterarum, 2017. p. 15-43.

SANTOS, A. dos. Formação de Professores e as Estruturas Multiplicativas: Reflexões Teóricas e Práticas. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2015.

SANTOS, A. dos; et al. A noção de divisão para quem não aprendeu a divisão. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 7 (2), 38-64, 2014.

SELTER, C. et al. Making Sense of Word Problems. Educational Studies in Mathematics, v. 42, p. 211–213, 2000.

SILVA, M. C. A combinatória: abordagem em documentos oficiais, em resultados de pesquisas e em livros didáticos do ensino fundamental. 2016. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife (PE), 2016.

SILVA, J. D. da. Problemas do campo conceitual multiplicativo nos livros didáticos do 1º ao 3º anos do ensino fundamental. 2021. 127 f. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática - Universidade Federal do Paraná: Curitiba (PR), 2021.

SOARES, M. A. da S. Proporcionalidade um conceito formador e unificador da matemática: uma análise de materiais que expressam fases do currículo da educação básica. 2016. 250 f. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências) – Universidade Regional do Noroestes do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí (RS), 2016.

SOUZA, M. A. V. F de; GUIMARÃES, H. M. A formulação de problemas verbais de matemática: porquê e como. Quadrante, Vol. XXIV, Nº 2, 2015.

VERGNAUD, G. A Teoria dos Campos Conceptuais. In: BRUN, J. Didática das Matemáticas. 2º ed. Lisboa: Instituto Piaget,1996.

VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade. Curitiba: Edição Revisada, UFPR. 2014.

Downloads

Publicado

05-05-2023

Como Citar

Silva, J. D. da, Agranionh, N. T. . ., & Hilger, T. R. (2023). PROBLEMAS MATEMÁTICOS DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(27), 299–316. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.299-316

Edição

Seção

Número Temático: Resolução de Problemas na Educação Matemática