A REFORMULAÇÃO DE PROBLEMAS NA PERSPECTIVA DA PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.276-298

Palavras-chave:

Reformulação de problemas. , Proposição de problemas. , Tarefas de matemática , Dimensão do processo cognitivo.

Resumo

Este estudo objetivou defender o uso da estratégia reformulação de problemas em tarefas de transição para um ambiente de formulação de problemas e descrever tarefas de matemática constituídas a partir da estratégia reformulação de problemas. A metodologia utilizada, de abordagem qualitativa e natureza teórica, foi caracterizada como exploratória. A construção teórica amparou-se na proposta de metodologia de ensino-aprendizagem da matemática, por meio da proposição de problemas de Teixeira e Moreira, em elementos da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, da teoria dos campos conceituais de Vergnaud e da taxonomia revisada de Bloom de Anderson et al. Depreendeu-se de que a dimensão do processo cognitivo envolvido na reformulação de problemas implica menor complexidade quando comparada à estratégia formulação de problemas; que o manuseio do problema, durante o processo de reformulação, pode propiciar a elaboração e a construção de conhecimentos, favorecendo tanto a formulação quanto a resolução de problemas. Considera-se a necessidade de ampliação e aprimoramento dos tipos de tarefas ofertados, prioritariamente, iniciando-se pela reformulação, visando ultrapassar o uso de problemas restrito à resolução, incidindo na atividade do estudante como reformulador e formulador, para além de apenas resolvedor de problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLEVATO, N. S. G. Associando o computador à resolução de problemas fechados: análise de uma experiência. 2005. 270 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2005.

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. de la R. Ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática: por que através da resolução de problemas. In: ONUCHIC, L. de la R. et al. (org.). Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco, 2014.

ALTOÉ, R. O. Formulação de problemas do campo conceitual multiplicativo no ensino fundamental: uma prática inserida na metodologia de resolução de problemas. 2017. 227 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/141. Acesso em: 23 out. 2021.

ANDERSON, L. W.; KRATHWOHL, D. R.; AIRASIAN, P. W.; CRUIKSHANK, K. A.; MAYER, R. E.; PINTRICH, P. R.; RATHS, J.; WITTROCK, M.C. A taxonomy for learning, teaching and assessing: a revison of Bloom’s Taxonomy of Educational Objectives. Nova York: Addison Wesley Longman, 2001.

ANDRADE, S. Ensino-aprendizagem de matemática via exploração de problemas, exploração, codificação e descodificação de problemas e a multicontextualidade da sala de aula. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Unesp, Rio Claro, 1998.

ANDRADE, S. A pesquisa em educação matemática, os pesquisadores e a sala de aula: um fenômeno complexo, múltiplos olhares, um tecer de fios. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

ANDRADE, S. Um caminhar crítico reflexivo sobre Resolução, Exploração e Proposição de Problemas Matemáticos no Cotidiano da Sala de Aula. In: ONUCHIC, L. R.; JUNIOR, L. C. L.; PIRONEL, M. (Orgs). Perspectivas para Resolução de Problemas, São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. P. 355-395.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Tradução Lígia Teopisto. Lisboa/Portugal: Plátano Edições Técnicas, 2003.

BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (org.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 39-64.

BRANCA, N. A. Resolução de problemas como meta, processo e habilidade básica. In: KRULIK, S.; REYS, R. (org.). A Resolução de Problemas na Matemática Escolar. Tradução: Hygino H. Domingues; Olga Corbo. São Paulo: Atual, 1997.

BROWN, S. I., & WALTER, M. The art of problem posing. Lawrence Erlbaum Associates, 1983.

BRITO, M. R. F. Alguns aspectos teóricos e conceituais da solução de problemas matemáticos. In: BRITO, M. R. F. (org.). Solução de problemas e a matemática escolar. 2. ed. Campinas, Alínea, 2010. p. 15-44.

BRANDÃO, J. D. P. Ensino aprendizagem de função através da resolução de problemas e representações múltiplas. 2014. 192 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, UEPB. 2014. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UEPB_d06e11c76602c30ace94a83a3b55bf25. Acesso em: 29 mar. 2021.

BRANSFORD, J. D.; STEIN, B. S. The Ideal problem solver. 2. ed. New York: Freeman, 1993.

BRASIL, Ministério da Educação; Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF: MEC/SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 de out. 2022.

CAI, J. What research says about teaching mathematics through problema posing. Éducation & didactique, vol. 16, no. 3, 2022, pp. 31-50. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-education-et-didactique-2022-3-page-31.htm. Acesso em dez. 2022.

CARVALHO, J. B. P. Matemática hoje. Temas & Debates. Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Ano I - 1988 - n° 1. Disponível em: http://www.sbemrevista.com.br/revista/index.php/td/issue/view/171. Acesso em dez. 2022.

D’AMBRÓSIO, B. S.; D’AMBRÓSIO, U. Formação de Professores de Matemática: Professor-pesquisador. Atos de Pesquisa em Educação, v. 1, p. 75-85, abr. 2006. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/65. Acesso em: 5 fev. 2022.

DEWEY, J. How we think: Restatement of the Relation of Reflective Thinking. D. C. Heath and Company, 1933. 301 p.

DINIZ, M. I. Resolução de problemas e comunicação. In: SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (org.). Ler, escrever e resolver problemas: Habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001a. p. 87-98.

FERREIRA, L. S. Trabalho pedagógico na escola: sujeitos, tempo e conhecimentos. Curitiba: Editora CRV, 2017.

GAGNÉ, R. M. Some issues in the psychology of mathematics instruction. Journal for Research in mathematics education, v. 14, n. 1, p. 7-18, 1983.

GIOVANNI JÚNIOR, J. R.; CASTRUCCI, B. A conquista da matemática: 7o ano, ensino fundamental, anos finais. 4. ed. São Paulo: FTD, 2018.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HADAMARD, J. An Essay on The Psychology of Invention in the Mathematica Field. New York: Dover Publications, 1946.

HATFIELD, L. Heuristical emphases in the instruction of mathematical problem solving: Rationales and research. In: HATFIELD, Larry; BRADBARD, David A. Mathematical problem solving: Papers from a research workshop. Columbus, OH: ERIC Clearinghouse for Science, Mathematics and Environmental Education, 1978.

KRUTETSKII, V. A. The psychology of mathematical abilities in schoolchildren. Chicago: University of Chicago Press, 1976.

LAKATOS, E. V.; MARCONI, E. M. A. Fundamentos da Metodologia Científica. 9. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2021.

MAYER, R. E. Thinking, problem solving, cognition. WH Freeman/Times Books/Henry Holt & Co, 1992.

MEDEIROS, K. M. Investigando a Formulação e a Resolução de Problemas Matemáticos na Sala de Aula: Explorando Conexões entre Escola e Universidade. 2013. (Resumo Expandido). Disponível em: https://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgecm/capes/. Acesso em: 14 abr. 2022.

MEDEIROS, K. M.; SANTOS, A. J. B. Uma experiência didáctica com a formulação de problemas matemáticos. Zetetike, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 87–118, 2007. DOI: 10.20396/zet.v15i28.8647027. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647027. Acesso em: 18 fev. 2022.

MORAIS, R. S.; ONUCHIC, L. de la R.; LEAL JÚNIOR, L. C. Resolução de Problemas, uma matemática para ensinar. In: ONUCHIC, L. de la R.; LEAL JÚNIOR, L. C.; PIRONEL, M. (org.). Perceptivas para Resolução de Problemas. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 397-432.

MÜLLER, A. P. K. Resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental: possibilidades a partir da leitura e da escrita. 2015 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) - Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social - FUVATES, Lajeado, RS, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2014897. Acesso em: 23 mar. 2021.

NCTM. An Agenda for Action: Recommendations for School Mathematics in the 1980’s. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 1980.

ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 199-220.

ONUCHIC, L.; ALLEVATO, N. S. G. Novas Reflexões sobre o ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A.; BORBA, M. (org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2005. p. 213-231.

ONUCHIC, L.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 73–98, 2011. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/2912/291223514005.pdf. Acesso: 18 jul. 2021

POLYA, G. A arte de resolver problemas. Tradução e adaptação: Araújo, H. L Rio de Janeiro: Editora Interciência, 1977.

POLYA, George. How to solve it. Princeton, NJ: Princeton University Press. 1945.

PONTE, J. P. Tarefas no ensino e na aprendizagem da Matemática. In: PONTE, J. P. da (org.). Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. p. 13-27.

SANTOS, M. C.; ORTIGÃO, M. I. R.; AGUIAR, G. S. Construção do Currículo de Matemática: como os professores dos anos iniciais compreendem o que deve ser ensinado? Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 28, p. 638-661, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v28n49a09. Acesso em: 18 fev. 2022.

SCHROEDER, T. L.; LESTER, F. K. J. Developing understanding in mathematics via problem solving. In: TRAFTON, Paul Ross; SHULTE, Albert P. (org.). New directions for elementary school mathematics. Reston: NCTM, 1989. p. 31-42.

SILVER, E. On mathematical problem posing. For the Learning of Mathematics, 14(1), 19-28, 1994.

SILVA, V. S. Proposição e exploração de problemas no cotidiano da sala de aula de matemática. 2015 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2725120. Acesso: 23 mar. 2021.

SILVEIRA, A. A. Análise combinatória em sala de aula: uma proposta de ensino-aprendizagem via resolução, exploração e proposição de problemas. 2016. 234 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4342991.Acesso em: 23 mar. 2021.

SILVEIRA, Ê. Matemática: compreensão e prática. Manual do professor. Obra em 4 volumes, do 6º ao 9º ano. 5. ed. São Paulo: Moderna, 2018. Disponível em: https://pnld.moderna.com.br/matematica/compreensao-e-pratica/#seqdid. Acesso em: 1º ago. 2022.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Ler e aprender matemática. In: SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 69-86.

STERNBERG, R. J. Inside Intelligence: Cognitive science enables us to go beyond intelligence tests and understand how the human mind solves problems. American scientist, v. 74, n. 2, p. 137-143, 1986.

TEIXEIRA, C. J.; MOREIRA, G. E. Ensino-Aprendizagem da Matemática por meio da Proposição de Problemas: uma proposta metodológica. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, v. 6, n. 1, 2022a. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38476 . Acesso em 8 set. 2022.

TEIXEIRA, C. J.; MOREIRA, G. E. Ensino de matemática no Brasil: dos jesuítas aos dias atuais. In: SILVA, F. T.; Caminha, V. M. (org.). Historiografia e história da educação brasileira: ensino, pesquisa e formação docente. São Paulo: Dialética, 2022b, p. 95-118.

VAN DE WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução de Paulo Henrique Colonese. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Tradução: Maria Lucia Faria; revisão técnica Maria Tereza Carneiro Soares. Curitiba: Ed. da UFPR, 2009.

WALLAS, G. The art of thought. Nova York: Harcourt, 1926.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Downloads

Publicado

05-05-2023

Como Citar

Teixeira, C. de J., & Moreira, G. E. (2023). A REFORMULAÇÃO DE PROBLEMAS NA PERSPECTIVA DA PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(27), 276–298. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.276-298

Edição

Seção

Número Temático: Resolução de Problemas na Educação Matemática