ETNOMATEMÁTICA: UMA METODOLOGIA DE ENSINO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.386-404

Palavras-chave:

Educação Matemática, Etnomatemática, Metodologia de Ensino

Resumo

Apesar do surgimento da Etnomatemática ter acontecido em meados da década de 1970 e, atualmente, ter-se presenciado o crescente número de pesquisas e eventos com base nessa temática, percebe-se que algumas distorções ainda são percebidas em propostas ditas “etnomatemáticas”. Nesse cenário, o presente trabalho parte de uma pergunta recorrente: a Etnomatemática é uma metodologia para ensinar Matemática? Assim, por meio de uma pesquisa exploratória qualitativa, cujo foco são pesquisas bibliográficas publicadas na área, principalmente na perspectiva dambrosiana, objetiva-se discutir e responder esta questão. Os resultados apontam que a consideração da Etnomatemática como uma metodologia de ensino vai além das práticas desenvolvidas pelos docentes, sendo um problema que permeia a própria formação de professores. Contudo, a presente pesquisa mostra que a perspectiva Etnomatemática e a sua abrangência na proposição de práticas pedagógicas não é condiz com uma metodologia para o ensino de Matemática, trazendo contribuições para pesquisadores e profissionais da área.

 

 

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Publicado

17-08-2023

Como Citar

Silva, D. F. da. (2023). ETNOMATEMÁTICA: UMA METODOLOGIA DE ENSINO?. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(28), 386–404. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.386-404

Edição

Seção

Artigos Científicos