ESTRATÉGIAS DE ALUNOS DO 7º ANO NA RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES NO CONTEXTO DO EAMvRP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.515-532

Palavras-chave:

Educação Matemática, Resolução de Problemas, Ensino-Aprendizagem

Resumo

O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar as estratégias de resolução de um problema, envolvendo o conteúdo de subtração de frações com denominadores diferentes, no contexto do Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas - EAMvRP. Os participantes foram os alunos da turma do 7° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do Paraná. A proposta foi pautada nas cinco ações da abordagem do EAMvRP. Por meio de nossa intervenção pedagógica, identificamos os seguintes aspectos: a) a interação entre os alunos e a professora; b) a postura ativa dos grupos/alunos durante o processo de resolução em busca da solução para o problema; c) o desafio aos grupos/alunos por meio da mediação da professora para criarem suas estratégias de resolução. Consideramos que, no EAMvRP, os alunos puderam repensar e validar suas estratégias de resolução a partir do conhecimento já adquirido, o que proporcionou um conhecimento matemático (re)construído pelo próprio aluno.

 

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Publicado

17-08-2023

Como Citar

Rozario, T. A., Machado da Silva, R., & Carlos de Proença, M. . (2023). ESTRATÉGIAS DE ALUNOS DO 7º ANO NA RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES NO CONTEXTO DO EAMvRP . Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(28), 515–532. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.515-532

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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