CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO E OS LIVROS DIDÁTICOS: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS REALIZADAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.361-385

Palavras-chave:

Cenários para investigação, Ensino de Matemática, Livro didático

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o Estado do Conhecimento sobre pesquisas que possuem, como objeto de estudo, a relação entre os cenários para investigação de Ole Skovsmose e os livros e/ou materiais didáticos. O recorte temporal para averiguação deu-se entre 2010 e 2022. As buscas foram realizadas no catálogo de teses e de dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); em revistas nacionais, em formato on-line, com foco em ensino e pesquisa, que possuem estratos Qualis Capes A1, A2 e B1, somando 112 revistas analisadas; e nos anais do X, XI, XII e XIII Encontro Nacional da Educação Matemática (ENEM). Na busca inicial de pesquisas que exploraram a teoria de Ole Skovsmose, identificamos 234 trabalhos, destes, 20 se relacionam com livros didáticos e/ou materiais didáticos. Após análise, observou-se que os resultados demonstram grande concentração no tema Educação Financeira e que as pesquisas foram preponderantes ao Ensino Fundamental. Ainda assim, as pesquisas indicam que os livros didáticos podem favorecer os cenários para investigação em diversas temáticas e etapas de ensino, mas que ainda existem lacunas quanto ao suporte para o professor que pretende avançar aos ambientes investigativos.

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Publicado

17-08-2023

Como Citar

Krefta, S. ., Paulo Trevisan, E., & Trevisan, A. (2023). CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO E OS LIVROS DIDÁTICOS: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS REALIZADAS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(28), 361–385. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.361-385

Edição

Seção

Artigos Científicos