A MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.311-335

Palavras-chave:

Educação Básica, Práticas Docentes, Modelagem Matemática, Anos Iniciais, Educação Matemática

Resumo

Este artigo apresenta os significados para Modelagem Matemática aplicada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental presentes nas publicações em periódicos da área da Educação Matemática no período de 2016 a 2020. A investigação é de caráter qualitativo e utilizou como instrumentos de análises, a Análise de Conteúdo de Bardin (2016) e a Revisão Bibliográfica Sistemática de Sampaio e Mancini (2007). Estes instrumentos investigativos foram trabalhados de maneira conjunta desde a busca dos dados até suas análises. A seleção dos trabalhos constituiu um corpus de onze (11) artigos. E como resultado gerou-se três (3) categorias de análises: contribuições da Modelagem Matemática para a aprendizagem; contribuições da Modelagem Matemática na formação do professor e da prática pedagógica; e o uso da linguagem simbólica, modelos e conceitos matemáticos na construção da Modelagem Matemática. Os resultados apontam para uma Modelagem Matemática que colabora com o ambiente de aprendizagem, tornando-o mais benéfico as aprendizagens, assim como potencializa o vínculo educacional entre docentes e alunos, além de proporcionar novas formas de pensar e exibir os modelos. As discussões também mostram alguns desafios, como: a falta de formação do professor, a resistência dos alunos e o número reduzido de publicações nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre o tema.

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Biografia do Autor

George Francisco Santiago Martin, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná e do Programa de Pós-Graduação (PPEd/UENP), Campus de Jacarezinho-PR. E-mail de contato: george@uenp.edu.br

Jonis Jecks Nervis, Universidade Estadual Norte do Paraná

Doutorado em Energia na Agricultura (UNESP Botucatu). Professor do Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Norte do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd/UENP), Campus de Jacarezinho-PR. Líder do Grupo de Pesquisa em Matemática e Ensino de Ciências GPMEC. E-mail para contato: jonisjn@uenp.edu.br

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Publicado

17-08-2023

Como Citar

Patrocinio Marquezepe, A., Francisco Santiago Martin, G. ., & Jecks Nervis, J. (2023). A MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(28), 311–335. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.311-335

Edição

Seção

Artigos Científicos