O POTENCIAL DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA REMOTA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: VALOR POSICIONAL E MULTIPLICAÇÃO EM CENA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.477-498

Palavras-chave:

Educação Matemática, Operações, Ensino Remoto, Covid-19, Formação de Professores

Resumo

Este artigo analisou o potencial formador de uma oficina pedagógica, de caráter dialógico, sobre valor posicional dos algarismos e multiplicação numa experiência de ensino de Matemática, realizada no formato de ensino remoto, em uma turma de Pedagogia da Universidade de Brasília (UnB). Estudo de abordagem qualitativa e exploratória, teve como instrumentos de coleta de dados a análise da interação pelo chat, as observações durante a oficina e o questionário on-line de avaliação (Formulário Google). Para a interpretação dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Da organização dos dados emergiram três categorias: ampliação de estratégias pedagógicas na e para a atuação docente; possibilidade de formação lúdica e dinâmica em relação aos conhecimentos matemáticos trabalhados e diferenciação entre o ensino remoto e o ensino presencial: perdas e superações. Verificou-se que a oficina pedagógica, no formato remoto, mostrou-se necessária e pertinente àquele momento de pandemia da Covid-19, com potencial lúdico e dinâmico de formação. Os participantes, apesar das dificuldades quanto ao ensino remoto e à formação à distância não esperada, afirmaram que a vivência e a discussão acerca de conteúdos matemáticos propostos pressupõem estratégias pedagógicas, aprendizagens e reflexões que levam em consideração as diferentes condições e modos de aprender (e ensinar) dos atores envolvidos na ação educativa.

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Biografia do Autor

Ellen Michelle Barbosa de Moura, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB, 2020), Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática, sob orientação do Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira. Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (PPGE/UFF, 2007); Pós-graduada em Psicopedagogia (2005) e em Gestão Escolar (2012). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG, 2002). Integrante do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM (PPGE/UnB, 2018) e do Projeto de Pesquisa “Ensino presencial e ensino remoto emergencial: Apoios educacionais, sociais e tecnológicos para usuários das redes públicas de ensino do Distrito Federal e entorno”, ambos sob a coordenação do Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), com atuação diversificada como professora, gestora de conveniadas, formadora do Centro Referência em Alfabetização e pedagoga no Atendimento Especializado de Apoio à Aprendizagem. Endereço: SHA, conjunto 5, chácara 48, lote 5, Residencial Via Veneza, Região Cento Oeste. CEP 72.115-145. Telefone: (61) 98230-6119. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8820431912846646

Joeanne Neves Fraz, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília – PPGE/UnB (2018/2022); Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática, sob orientação do Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira. Mestra em Educação (PPGE/UnB, 2004); Especialista em Educação a Distância (UNOPAR, 2016); Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Franca, UNESP, 1996). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e integrante do grupo de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM (PPGE/UnB, 2018) e do Projeto de Pesquisa “Ensino presencial e ensino remoto emergencial: Apoios educacionais, sociais e tecnológicos para usuários das redes públicas de ensino do Distrito Federal e entorno”, ambos sob a coordenação do Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira. Endereço: SQN 316, Bloco D, Apto. 210, Asa Norte. Brasília, DF. CEP 70.775-040. Telefone: (61) 99816-8011. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6230474179509786

Karla Vanessa Gomes dos Santos, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB, 2022), Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática, sob orientação do Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira. Mestra em Educação pela Universidade de Brasília-UnB (2020). Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (2004). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF, 2014), atuando na Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (SUBIN)/Gerência de Atendimentos Educacionais Especializados (GAESP). Integrante do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM (PPGE/UnB, 2018) e do Projeto de Pesquisa “Ensino presencial e ensino remoto emergencial: Apoios educacionais, sociais e tecnológicos para usuários das redes públicas de ensino do Distrito Federal e entorno”, ambos sob a coordenação do Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira. Endereço: QN 412, Conjunto F, lote 03, Apartamento 304, Samambaia. CEP 72.320-540. Telefone: (61) 98421-7521. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3408939654596500

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília - UnB

Doutor em Educação Matemática – PUCSP (2012), com Estágio Doutoral realizado na Universidade do Minho (UMINHO/PT); Pós-Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; Mestre em Educação – UCB (2005); Pós-Graduado em de Ensino da Matemática – UNICLAR (2000); Licenciado em Ciências – UEG (1996), Matemática – UNOESTE/SP (1999) e Pedagogia – Instituto Superior Fátima/DF (2013). É Professor da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, dos Programas de Educação (PPGE, Acadêmico e Profissional), onde desenvolve pesquisas assentadas na Educação Matemática. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática, da Educação Matemática Inclusiva e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática, epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM". Endereço: SQN 316, Bloco D, Apto. 409, Asa Norte. Brasília, DF. CEP 70.775-040. Telefone: (61) 9230-2134. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8911881624400864

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Publicado

17-08-2023

Como Citar

Moura, E. M. B. de ., Fraz, J. N., Santos, K. V. G. dos ., & Moreira, G. E. (2023). O POTENCIAL DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA REMOTA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: VALOR POSICIONAL E MULTIPLICAÇÃO EM CENA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(28), 477–498. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.477-498

Edição

Seção

Relatos de Experiência