O SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.499-514

Palavras-chave:

Ensino, Online, Software, Régua e Compasso

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada com o uso da ferramenta (software) de ensino Régua e Compasso (RC) na 18º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí, ocorrido em 2021. Usamos o software para o desenvolvimento de uma oficina do evento no formato remoto devido ao distanciamento social. A oficina foi organizada pelos bolsistas do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Matemática). Primeiramente, estudamos o software, em seguida, criamos o roteiro da oficina, elaboramos as atividades, apresentamos o roteiro e as atividades à coordenação do PIBID para as devidas correções e orientações, realizamos a simulação e nos dias 07 e 08 de outubro de 2021 realizamos a oficina com o apoio do supervisor do subprojeto. Participaram da oficina 13 alunos. Todo o trabalho realizado foi importante para a nossa formação profissional. Consideramos o momento da realização das atividades o mais significativo da oficina, pois foi o momento de interação dos participantes conosco. Pudemos acompanhar o raciocínio deles e intervir provocando-os com questionamentos até que conseguissem chegar no resultado correto. Foi desafiador, prazeroso e enriquecedor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARANHA, M. L. A. História da educação. 2. ed. ver. e atual. São Paulo: Moderna, 1996.

BONA, B. O. Análise de softwares educativos para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências. V. 4(1), p p. 35-55, 2009. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID71/v4_n1_a2009.pdf >. Acesso: 05 de junho de 2015.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3 ed. Brasília: A Secretaria, Brasília 1996.

COSTA, M. D. O desenho básico na área tecnológica. In: CONGRESSO NACIONAL DE

DESENHO, 2, Florianópolis, 1981. Anais... Florianópolis: UFSC, 1982. p.89-93.

D’AMBROSIO, B. Como ensinar matemática hoje. Temas & Debates. Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Ano II, Nº 2. Brasília, 1989. p.15-19

FERREIRA, R. Construção de polígonos regulares com régua (não graduada) e compasso: Um problema com séculos de história. Educação e Matemática, 2013, 121: 39-43.

GAMA, R. A tecnologia e o trabalho na história. São Paulo: Nobel/EDUSP, 1986.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Editora Papirus, Campinas, SP, 2003.

MASSIRONI, M. Ver pelo desenho: aspectos técnicos, cognitivos, comunicativos. Trad. Cidália de Brito. São Paulo: Martins Fontes, 1982.

NASCIMENTO, R A. O ensino do desenho na educação brasileira: apogeu e decadência de uma disciplina escolar. 1994. 75f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília

PINHEIRO, G. P. O desenho para o arquiteto. Rio de Janeiro: Rodrigo & Cia, 1939. 55p.

ROSSINI, M. A. P. Um estudo sobre o uso de régua, compasso e um Software de geometria dinâmica no ensino da Geometria hiperbólica. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2010.

SILVA, M. C. L. Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa. História da Educação, 2014, 18.42: 61-73.

SMITH, D; LATHAM, M. The Geometry of René Descartes. New York: Dover Publications, 1954.

URBANEJA, P. M. G. Los Orígenes de la Geometría Analítica. Fundación Canaria Orotava de Historia de la Ciência. La Orotava, 2003.

ZUIN, E. S. L. Da régua e do compasso: as construções geométricas como um saber escolar no Brasil. Dissertação de Mestrado. 2001.

Downloads

Publicado

17-08-2023

Como Citar

Silva Lima, V., Fonseca Campos Mota, E., de Azevedo Pedrosa, J. V., & Alves dos Santos, A. (2023). O SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(28), 499–514. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.499-514

Edição

Seção

Relatos de Experiência