A TEORIA DAS AÇÕES MENTAIS E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.45-62

Palavras-chave:

Educação Matemática Inclusiva, Comprometimento intelectual, Ações mentais por etapas

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura que buscou identificar pesquisas que utilizaram a Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos, do médico e psicólogo soviético Piotr Yakovlevich Galperin, para promover a aprendizagem matemática na Educação Básica em escola regular, classificar quais dessas pesquisas direcionaram-se à aprendizagem matemática de estudantes com deficiência intelectual e discutir quais aspectos da teoria em questão contribuíram para a aprendizagem matemática desses estudantes. A teoria é fundamentada na perspectiva de aprendizagem e desenvolvimento da psicologia histórico-cultural e considera a motivação fundamental para a apropriação de conceitos. A formação das ações mentais inicia-se com a elaboração da base orientadora da nova ação, seguida da formação do seu aspecto material. O aspecto linguístico da ação indica uma das etapas da formação de conceitos, até chegar à ação como um ato mental. Para atender à finalidade desta revisão, elaborou-se um protocolo de busca em bases de dados utilizadas com mais frequência em pesquisas no campo educacional, com critérios de inclusão e exclusão definidos para abarcar os trabalhos que contemplassem os objetivos definidos. As produções selecionadas reconheceram contribuições da teoria de Galperin para a aprendizagem matemática de estudantes com deficiência intelectual: a teoria ofereceu mais direção ao ensino, possibilitou o avanço dos estudantes em relação aos conceitos matemáticos na fase das ações materiais voltadas à fase da linguagem externa. Além disso, a motivação, considerada primordial pela teoria, gerou engajamento dos alunos durante a pesquisa. A revisão constatou um crescente número de pesquisas relacionando a teoria das ações mentais com aprendizagem matemática, mas as investigações ainda são reduzidas referentes aos estudantes com deficiência intelectual matriculados na educação básica em escola regular, o que pode indicar novas investigações no campo da Educação Matemática Inclusiva utilizando a teoria de Galperin.

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Biografia do Autor

Gisély de Abrêu Corrêa, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação, em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo-IFES. Mestra em Educação, em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo-IFES (2017). Pós-graduada como Especialista em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1998) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1994). Ampla experiência na área de Educação, magistério e gestão, com ênfase na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Participou do Grupo de Pesquisas Educação Matemática, História e Diversidades (IFES), de 2015 a 2020, desenvolvendo estudos relacionados à Síndrome de Down e matemática na perspectiva da Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos e participa do GPEMI - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva (IFES).

Edmar Reis Thiengo, Instituto Federal do Espírito Santo

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, atuando no curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Educimat/Ifes. Realizou estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro PEMAT/UFRJ. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo Ufes, mesma instituição onde tornou-se Mestre em Educação, desenvolvendo pesquisas na área de História da Matemática; Licenciado em Ciências e Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola MG. Membro da Comissão Permanente de Ações Afirmativas dos Programas de Pós-Graduação do IFES; foi Coordenador do Curso de Licenciatura do Ifes - campus Vitória (2015-2019); foi Coordenador do Programa de Residência Pedagógica (2018-2019); foi Coordenador da Área de Matemática (2019-2021). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva (GPEMI) e do Grupo de Pesquisa Educação, História e Diversidades (GPEHDi), desenvolvendo pesquisas na área da Educação Matemática e suas relações com as pessoas historicamente excluídas. Coordenador do Grupo de Trabalho 13 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - GT13 da SBEM: Diferença, Inclusão e Educação Matemática (2021-2024).

Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Instituto Federal do Espírito Santo

Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES, doutorado em Psicologia da Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, pós-doutorado em Resolução de Problemas de Matemática na Universidade de Lisboa - Portugal, pós-doutorado em Números Racionais e 4A-Instructional Model na Rutgers University - United States of America. É professora titular de Matemática das graduações e pós-graduações do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes. É docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Ifes Foi Coordenadora Geral de Pesquisa e Extensão do Cefor - Reitoria - Ifes, Coordenadora Administrativa do Mestrado em Educação Agrícola UFRRJ-Ifes, Coordenadora da pós-graduação em Engenharia de Produção do Campus Cariacica - Ifes. É pesquisadora bolsista da Fapes. Possui experiência na área de Matemática, atuando principalmente na área de Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear e Probabilidade e Estatística nas Engenharias e Cursos das Ciências Exatas. Na Educação Matemática atua, principalmente, nos seguintes temas e áreas: Lesson Study, formação de professores, linguagem matemática, habilidade matemática, representação mental e teorias de aprendizagem. Foi membro da Câmara de Assessoramento da FAPES.

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Publicado

17-08-2023

Como Citar

de Abrêu Corrêa, G., Reis Thiengo, E., & Veiga Ferreira de Souza, M. A. (2023). A TEORIA DAS AÇÕES MENTAIS E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(28), 46–62. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.45-62

Edição

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