ENSINO-APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DE 2º GRAU VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.427-446

Palavras-chave:

Educação Matemática, Anos Finais do Ensino Fundamental, Práticas de Ensino

Resumo

O objetivo assumido neste artigo consiste em apresentar uma experiência de uso da Trajetória Hipotética de Aprendizagem no Ensino-Aprendizagem de Equações de 2º grau via Resolução de Problemas. Para isso construiu-se os referenciais teóricos sobre Trajetória Hipotética de Aprendizagem e o Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas, possibilitando traçar na metodologia uma Trajetória Hipotética de Ensino-Aprendizagem de Equações de 2º grau articulada em ambas as teorias. Tal trajetória foi aplicada em grupos de alunos do 9º ano. Os expostos constituíram-se dos registros das atividades desenvolvidas pelos alunos, dos questionamentos, dúvidas e resoluções que surgiram ao longo da proposta em articulação com as hipóteses elencadas a priori. Os resultados da articulação revelaram que: grande parte das atividades e incertezas dos alunos pode ser prevista e estabelecida soluções-base que amparam as explicações do professor; o problema como ponto de partida possibilita nortear e dinamizar o ensino de matemática atribuindo significado a aprendizagem do conteúdo articulando-o a um contexto.

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Biografia do Autor

Fernando Francisco Pereira, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Educação para Ciência e a Matemática - Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestre em Ensino de Matemática - PPGMAT - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Londrina/Cornélio Procópio. Especialista em Informática aplicada à Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Cornélio Procópio. Licenciado em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Cornélio Procópio. Participa do Grupo de Estudos em Resolução de Problemas na Educação Matemática - GERPEM/UEM. 

Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá

Licenciado em Matemática (2005), mestre (2008) e doutor (2012) pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Bauru-SP. Professor Associado nível B do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM da UEM.

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Publicado

17-08-2023

Como Citar

Francisco Pereira, F., & Proença, M. C. de. (2023). ENSINO-APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DE 2º GRAU VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(28), 427–446. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.427-446

Edição

Seção

Relatos de Experiência