ETNOMATEMÁTICA: A MATEMÁTICA PRESENTE NO TRABALHO DOS PEDREIROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.223-243

Palavras-chave:

Etnomatemática, Matemática Empírica, Matemática Formal, Pedreiros

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como principal objetivo investigar os métodos matemáticos utilizados empiricamente pelos pedreiros, apresentando os resultados matemáticos que os sustentam. Para alcançar o objetivo buscamos evidenciar a Matemática empírica desenvolvida por pedreiros; Compreender como a Matemática empírica é desenvolvida por eles e Explorar os conhecimentos matemáticos empíricos utilizados pelos pedreiros relacionando-os com a Matemática escolar. A abordagem metodológica utilizada foi de caráter qualitativa do tipo descritiva. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas aplicadas a três pedreiros, profissionais do âmbito da construção civil. Na análise dos dados tomamos como principal referência os pressupostos teóricos de Ubiratan D’Ambrósio. Ressaltamos que os métodos matemáticos estão presentes no cotidiano dos participantes e que todos os seus conhecimentos relacionados a estes métodos foram adquiridos através de experiências vivenciadas na prática cotidiana. Por fim, evidenciamos que a Matemática Empírica e a Matemática formal estão intimamente relacionadas nas práticas dos pedreiros, influenciando esses profissionais na obtenção de conhecimentos essenciais para a sua profissão.

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Biografia do Autor

Daiana Estrela Ferreira Barbosa, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - PPGEC/UFRPE. Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba - PPGECEM/UEPB (2018). Especialista em Ensino de Matemática - IFPB. Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2012). Professora Substituta do Departamento de Matemática - Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Campus I da UEPB. Membro do Grupo de Pesquisa em Leitura e Escrita em Educação Matemática (LEEMAT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do Grupo de Pesquisa Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, Formação de Professores e Profissionalidade docente.

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Publicado

17-08-2023

Como Citar

Silva Araújo, A. W., & Estrela Ferreira Barbosa, D. (2023). ETNOMATEMÁTICA: A MATEMÁTICA PRESENTE NO TRABALHO DOS PEDREIROS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(28), 223–243. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.223-243

Edição

Seção

Artigos Científicos