A ABORDAGEM DE PERÍMETRO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO

Autores

Resumo

Nesta pesquisa, analisamos a abordagem do perímetro no capítulo de um livro didático do 6º ano do ensino fundamental, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD/2020, sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard (1999). Adotamos perímetro como grandeza a partir da adaptação do modelo teórico do jogo de quadros proposto por Douady e Perrin-Glorian (1989) para a grandeza área. Com abordagem qualitativa e de caráter documental, direcionamos nossas análises para o mapeamento dos tipos de tarefas relativos ao perímetro, identificamos as tarefas que são respondidas pelo autor e quais são deixadas a cargo do usuário do livro, e modelizamos a praxeologia matemática dos tipos de tarefas identificados. Os resultados revelam que o capítulo do livro analisado propõe 43 tarefas, as quais categorizamos como pertencentes a oito tipos de tarefas diferentes. Dos tipos de tarefas categorizados, apenas dois são apresentados resolvidos no exemplar. A análise praxeológica revelou que nas tarefas propostas os aspectos numéricos ganham bastante ênfase, mas também apontou para a existência de tarefas cuja exploração põe a existência de elementos que contribuem para a compreensão da grandeza perímetro. Recomendamos aos professores, usuários do livro, a valorização dessas tarefas, mas também sugerimos algumas tarefas que ao serem exploradas no momento do ensino aumentarão o repertório daquelas que contribuem para a apropriação da grandeza perímetro pelo estudante. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACHELARD, G. A formação do Espírito Científico. São Paulo: Contraponto, 1996.

BARBOSA, P. R. Efeitos de visualização em atividades de comparação de comprimentos de linhas abertas. Tese (Doutorado em Educação), UFPE. Recife, 2007.

BARBOSA, P. R. Efeitos de uma sequência de atividades relativas aos conceitos de comprimento e perímetro no Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação), UFPE, Recife, 2002.

BARROS, A. L. S. Uma análise das relações entre área e perímetro em livros didáticos do 3º e 4º ciclos do ensino fundamental. 2006. 213f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Ministério da Educação. PNLD. Dados estatísticos, 2020. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/dados-estatisticos. Acesso em: 08/03/2021.

CHEVALLARD, Y. Approche anthropologique du rapport au savoir et didactique des matematiques. Editions Fabert: Paris, 2003, p. 81 -104. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=62 acesso em: 12/04/2021.

CHEVALLARD, Y. El análisis de las prácticas docentes en la teoría antropológica de lo didáctico. Recherches en didatique dês mathématiques. França. vol.19, nº 2, 221-226, 1999.

DANTE, Luiz Roberto. Teláris matemática, 6º ano: ensino fundamental, anos Finais. 3. ed. São Paulo: Ática, 2018.

DOUADY, R.; PERRIN- GLORIAN, M.J. (1989). Un processus d’ apprentissage du concept d’aire de surface plane. Educational Studies in Mathématics, vol. 20, n.4, p. 387-424, 1989.

LIMA, P. F. Considerações sobre o Ensino do conceito de área. In: Semana de estudos em psicologia da educação matemática, 1995, Recife: UFPE, 1995.

LIMA, P. F., BELLEMAIN, P. M. B. Grandezas e Medidas In: Matemática: Ensino Fundamental (Coleção Explorando o Ensino).1 ed. Brasília: Ministério da Educação: Secretaria da Educação Básica, 2010, v.17, p. 167-200.

MOURA, A.P. Área de figuras planas no 6º ano do ensino fundamental: um estudo sobre aproximações e distanciamentos entre o saber ensinado e o saber aprendido. 2019.138f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica), UFPE. Recife, 2019.

SANTOS, V. A. Comprimento e perímetro em livros didáticos de matemática do ensino fundamental: uma análise sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica), UFPE. Recife, 2019.

SILVA, J. V. G. Análise da abordagem de comprimento, perímetro e área em livros didáticos de matemática do 6º ano do ensino fundamental sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica), UFPE. Recife, 2011.

Downloads

Publicado

06-06-2022

Como Citar

Santana Neto, M. F. de ., & Moura, A. P. de . (2022). A ABORDAGEM DE PERÍMETRO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(24), 150–174. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6707

Edição

Seção

Artigos Científicos