A ABORDAGEM DE PERÍMETRO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO

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Resumo

Nesta pesquisa, analisamos a abordagem do perímetro no capítulo de um livro didático do 6º ano do ensino fundamental, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD/2020, sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard (1999). Adotamos perímetro como grandeza a partir da adaptação do modelo teórico do jogo de quadros proposto por Douady e Perrin-Glorian (1989) para a grandeza área. Com abordagem qualitativa e de caráter documental, direcionamos nossas análises para o mapeamento dos tipos de tarefas relativos ao perímetro, identificamos as tarefas que são respondidas pelo autor e quais são deixadas a cargo do usuário do livro, e modelizamos a praxeologia matemática dos tipos de tarefas identificados. Os resultados revelam que o capítulo do livro analisado propõe 43 tarefas, as quais categorizamos como pertencentes a oito tipos de tarefas diferentes. Dos tipos de tarefas categorizados, apenas dois são apresentados resolvidos no exemplar. A análise praxeológica revelou que nas tarefas propostas os aspectos numéricos ganham bastante ênfase, mas também apontou para a existência de tarefas cuja exploração põe a existência de elementos que contribuem para a compreensão da grandeza perímetro. Recomendamos aos professores, usuários do livro, a valorização dessas tarefas, mas também sugerimos algumas tarefas que ao serem exploradas no momento do ensino aumentarão o repertório daquelas que contribuem para a apropriação da grandeza perímetro pelo estudante. 

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Publicado

06-06-2022

Como Citar

Santana Neto, M. F. de ., & Moura, A. P. de . (2022). A ABORDAGEM DE PERÍMETRO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO. REVISTA PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11(24), 150–174. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6707

Edição

Seção

Artigos Científicos