INSTRUMENTOS MEDIADORES DA APRENDIZAGEM CONCEITUAL MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.149-173

Resumo

Esta revisão integrativa da literatura apresenta reflexões sobre os instrumentos mediadores da aprendizagem conceitual matemática utilizados nas práticas pedagógicas organizadas aos alunos com deficiência intelectual. O estudo se fundamenta na teoria Histórico-Cultural e abarca contribuições da literatura disponível nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e SciVerse Scopus. Após a seleção, foram considerados 21 estudos como amostra final. As pesquisas foram analisadas mediante as categorias: (a) instrumentos mediadores utilizados nas intervenções pedagógicas; (b) implicações na apropriação conceitual matemática. Com as análises, infere-se que as pesquisas avaliadas utilizaram diversos instrumentos mediadores estruturados e não estruturados, como: softwares, jogos matemáticos, sólidos geométricos, calculadora e objetos para contagem. Destaca-se que a sua utilização contribuiu para a apropriação conceitual matemática, mediante o planejamento de intervenções pedagógicas, que intencionavam a representação mental ao partir do concreto rumo ao abstrato. Ao se pensar o ensino e a aprendizagem de conceitos matemáticos para estudantes com deficiência intelectual, observam-se avanços nas pesquisas, tais como: as múltiplas possibilidades de intervenções com a utilização de diferentes instrumentos mediadores.

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Publicado

30-09-2021

Como Citar

Noronha, A. M., da Silva, S. de C. R., & Shimazaki, E. M. (2021). INSTRUMENTOS MEDIADORES DA APRENDIZAGEM CONCEITUAL MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(22), 149–173. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.149-173

Edição

Seção

Artigos Científicos