O IMPACTO PROVOCADO PELA PANDEMIA DO COVID-19 NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.446-469

Resumo

Devido ao cenário global pandêmico do Covid-19, tornou-se necessário materializar novas estruturas e formas de conduzir o processo de ensino-aprendizagem nas instituições de ensino. Mediante a este contexto, justifica-se a realização deste estudo que buscou, como objetivo principal, desvelar e descrever o impacto desta movimentação nas práticas pedagógicas efetivadas por professores de matemática da educação básica. Para isso, realizou-se um estudo de caso qualitativo em uma escola privada localizada na Região Sul de Minas Gerais, com aproximadamente 500 estudantes. Foram entrevistados seis professores. Os relatos obtidos por meio das entrevistas foram analisados por meio da técnica de codificação. Ao final, constataram-se dificuldades relacionadas à escassez de recursos materiais e à precariedade da qualificação para uso de recursos tecnológicos disponíveis para ministrar as aulas. Por outro lado, os professores reconheceram que este contexto possibilita o desenvolvimento de novos conhecimentos, a ressignificação do processo de ensino-aprendizagem e, por consequência, a modificação futura das metodologias de ensino presenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Costa Fávaro, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorando em Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande

Letícia Rodrigues da Fonseca, Universidade Vale do Rio Verde

Doutora em Administração. Professora dos Programas de Mestrado Profissional: Gestão, Planejamento e Ensino; Sustentabilidade em Recursos Hídricos. Universidade Vale do Rio Verde.

Thaise Daiane de Souza Luciano, Universidade Vale do Rio Verde

Mestra em Gestão, Planejamento e Ensino. Universidade Vale do Rio Verde.

Luis Fernando Minasi, Universidade Federal do Rio Grande

Pós-doutor em Educação. Universidade Federal do Rio Grande.

Marcelo Ribeiro Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutor em Administração. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Daiane Fernandes Pereira Lahmann, Universidade Vale do Rio Verde

Mestra Sustentabilidade em Recursos Hídricos. Universidade Vale do Rio Verde.

Downloads

Publicado

30-09-2021

Como Citar

Fávaro, L. C., Fonseca, L. R. da, Luciano, T. D. de S., Minasi, L. F., Silva, M. R., & Lahmann, D. F. P. (2021). O IMPACTO PROVOCADO PELA PANDEMIA DO COVID-19 NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(22), 446–469. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.446-469

Edição

Seção

Relatos de Experiência