A PRESENÇA DOS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM PROVAS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES

Autores

  • Lucas Mota Costa
  • Paulo Wichnoski
  • Roberta Chiesa Bartelmebs

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.406-424

Resumo

Neste trabalho analisamos as provas do nível 3, aplicadas na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares (OBMEP), no período de 2005 a 2019 e nos interessamos, enquanto foco da pesquisa, pelos conteúdos estruturantes de matemática da Educação Básica. Perseguimos este objetivo com a interrogação: como se revela a presença dos conteúdos estruturantes da Educação Básica nas provas da primeira fase, do nível 3, da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares? O estudo seguiu a abordagem qualitativa, do tipo documental e considerou tanto o enunciado das questões, quanto as respectivas resoluções para a análise. Desse proceder, é possível inferir que a presença dos conteúdos estruturantes da Educação Básica nas provas da OBMEP, no período supracitado, se revela plural, parcial e timidamente inter-relacionada. Os campos da Aritmética e da Álgebra foram preponderantes nas provas, seguidos da Geometria e da Estatística. Há indícios de desencontros entre o que está proposto nos documentos oficiais e o que foi apresentado nas provas da OBMEP, no tocante aos conteúdos matemáticos, o que pode promover certa desarmonia entre aquilo que é ensinado nas escolas e cobrado nas avaliações.

 

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Publicado

30-09-2021

Como Citar

Costa, L. M., Wichnoski, P., & Bartelmebs, R. C. (2021). A PRESENÇA DOS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM PROVAS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(22), 406–424. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.406-424

Edição

Seção

Artigos Científicos