PERSPECTIVAS TEÓRICAS DE FORMAÇÃO, SABERES E IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE PRESENTES EM PESQUISAS SOBRE O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA

Autores

  • Carlos Ian Bezerra de Melo Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE)
  • José dos Santos Ferreira Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Ana Cláudia Gouveia de Sousa Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE/campus Fortaleza)
  • Marcília Chagas Barreto Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.89-108

Resumo

As pesquisas em Educação Matemática têm se voltado cada vez mais para a formação do professor que ensina Matemática, e para temáticas emergentes nesse campo, como, por exemplo, a
identidade profissional e os saberes docentes. Assim, este estudo objetiva identificar os aportes teóricos específicos acerca da formação docente utilizados em pesquisas educacionais que abordam saberes e identidade profissional do professor que ensina Matemática. Para tanto, busca responder às seguintes questões: que perspectivas teóricas e abordagens são empregadas? Como é abordada a formação docente? Que resultados são evidenciados nas pesquisas? Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa do tipo Estado da Questão, investigando dissertações e teses em bases de dados brasileiras. Os resultados revelam a necessidade de maior fundamentação teórica acerca dos conceitos e discussões em torno da área de formação docente, bem como de maior articulação entre as categorias identidade profissional docente e formação de professores nas pesquisas investigadas. Aponta-se, ainda, a coerência e consistência de fundamentação teórica em se tratando do tópico saberes da docência.

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Publicado

22-01-2021

Como Citar

Melo, C. I. B. de, Ferreira, J. dos S., Sousa, A. C. G. de, & Barreto, M. C. (2021). PERSPECTIVAS TEÓRICAS DE FORMAÇÃO, SABERES E IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE PRESENTES EM PESQUISAS SOBRE O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(20), 89–108. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.89-108

Edição

Seção

Artigos Científicos