USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): FORMAÇÃO INICIAL E PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA UNESPAR

Autores

  • Kayque Henrique Maciel Universidade Estadual do Paraná/Unespar
  • Rosefran Adriano Gonçales Cibotto Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Amauri Jersi Ceolim Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.308-329

Resumo

No trabalho apresentado investigamos como os formandos de cursos de licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) se sentem sobre a preparação para trabalhar de forma didática com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a maneira com a qual esse conteúdo foi desenvolvido ao longo de sua formação. Para realizar a pesquisa, de caráter
qualitativo, elaboramos um questionário aplicado aos futuros docentes delimitados e analisamos as ementas dos cursos o conteúdo que estava sendo trabalhado nas disciplinas de informática, a fim de estabelecermos relações com as falas dos acadêmicos. Para analisar as respostas, utilizamos a metodologia da Análise Textual Discursiva de Roque de Moraes. Constatamos que a universidade oferta cinco cursos de licenciatura em matemática, em diferentes campi, e todos possuem, ao menos, uma disciplina de cunho tecnológico. Em apenas um dos cursos a disciplina de informática não possui em sua ementa referência acerca de ensinar o uso didático das TIC. Obtivemos 19 respostas do questionário e destacamos que a maioria dos estudantes que cursaram disciplinas de tecnologias com caráter didático relataram que se sentem preparados para trabalhar com as TIC em sala de aula; já os
alunos que não cursaram disciplinas com essa característica se consideram inaptos a utilizarem pedagogicamente as TIC. Esse resultado enfatiza a importância desse conhecimento pedagógico para os futuros docentes. Considerando os dados estudados, constatamos que os cursos não são homogêneos e existem pontos que podem ser aprimorados na formação de professores de matemática na perspectiva do uso pedagógico das TIC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-12-2020

Como Citar

Maciel, K. H., Cibotto, R. A. G., & Ceolim, A. J. (2020). USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): FORMAÇÃO INICIAL E PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA UNESPAR. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(19), 308–329. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.308-329