O GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A COMPREENSÃO DA PROPRIEDADE OPERATÓRIA LOGARITMO DO PRODUTO: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

Autores

  • Eder Marinho Martins Universidade Federal de Minas Gerais
  • Wenderson Marques Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Edmilson Minoru Torisu Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.16.119-137

Resumo

Um número considerável de estudantes dos cursos de licenciatura em Matemática chega à universidade com dificuldades em conteúdos do ensino básico que são pré-requisitos para disciplinas da graduação, particularmente o conteúdo de funções, fundamental para as disciplinas de cálculo. Os logaritmos são um exemplo bastante representativo de conteúdo no qual os estudantes apresentam dificuldade. Nesse estudo qualitativo, realizado com cinco estudantes do curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública brasileira, utilizamos o GeoGebra como recurso didático
para a compreensão da propriedade logaritmo do produto. Utilizamos a descoberta guiada por meio de um roteiro que permitiu aos estudantes compreenderem a citada propriedade. Para coletar as impressões em relação à atividade, um questionário foi aplicado. Os resultados mostraram que os
estudantes puderam: compreender, com mais clareza, a propriedade do logaritmo do produto por meio da visualização e intervenção do professor; criar conjecturas a respeito de como seria a extensão das ideias para o logaritmo do quociente; criar situações, dentro da atividade, para suscitar reflexões acerca do conteúdo que pudessem, como resultado, gerar discussões que promovessem um avanço no repertório de conhecimentos dos estudantes.

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Publicado

09-12-2020

Como Citar

Martins, E. M., Ferreira, W. M., & Torisu, E. M. (2020). O GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A COMPREENSÃO DA PROPRIEDADE OPERATÓRIA LOGARITMO DO PRODUTO: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 8(16), 119–137. https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.16.119-137

Edição

Seção

Artigos Científicos