UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE TIRO AO ALVO PARA EVIDENCIAR CONCEITOS E PROPRIEDADES DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL MOBILIZADOS POR ALUNOS DA ESCOLA ELEMENTAR

Autores

  • Thaís Coelho do Nascimento Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • José Luiz Magalhães de Freitas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.16.248-270

Resumo

Neste artigo apresentamos uma discussão acerca de conhecimentos sobre o Sistema de Numeração Decimal (SND) por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem em atividades realizadas com o uso de jogos. Para tanto, analisamos conceitos e propriedades mobilizados pelos alunos, bem como as representações semióticas por eles utilizadas. Os sistemas de representação semiótica empregados foram o numérico e o da língua natural, assim como representações próprias desses alunos, sem regras claras e bem definidas. Para a pesquisa, apoiamonos na construção de uma sequência didática inspirada nos princípios da Engenharia Didática. Como um dos resultados, concluímos que os conhecimentos concernentes à estrutura e propriedades do SND
revelados pelos alunos eram insuficientes, considerando o necessário para os conteúdos matemáticos do ano escolar que cursavam. Também observamos que o jogo de tiro ao alvo pode ser um recurso didático útil para o estudo de operações e propriedades do SND.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-12-2020

Como Citar

Silva, T. C. do N., & Freitas, J. L. M. de. (2020). UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE TIRO AO ALVO PARA EVIDENCIAR CONCEITOS E PROPRIEDADES DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL MOBILIZADOS POR ALUNOS DA ESCOLA ELEMENTAR. Revista Paranaense De Educação Matemática, 8(16), 248–270. https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.16.248-270

Edição

Seção

Relatos de Experiência