IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA

Autores

  • Tânia Marli Rocha Garcia Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.33-61

Resumo

Neste artigo discutimos elementos que potencializaram o movimento de constituição da Identidade Profissional (IP) de Professores que ensinam Matemática (PEM), participantes da
“Comunidade de Prática de Professores que Aprendem e Ensinam Matemática – CoP-PAEM”, cultivada no contexto do projeto “Educação Matemática de professores que ensinam Matemática”, no Programa Observatório da Educação – OBEDUC. Para tanto, analisamos a prática da CoP-PAEM, considerando a constituição e a dinâmica da comunidade entre 2011 e 2014, as negociações de
significado e o repertório produzido e compartilhado pelo grupo no empreendimento Estudo do Raciocínio Proporcional. Essa análise evidenciou trajetórias de aprendizagem de seus membros e os
elementos desse contexto de formação que potencializaram o movimento de constituição da IP por meio: da interação, da reflexão e da construção de relações de respeito e confiança, que permitiram diferentes modos de participação. A estrutura e a dinâmica da CoP-PAEM ofereceram abertura e flexibilidade necessárias para abarcar a complexidade dos processos de aprendizagem e de constituição da IP de PEM, e os elementos identificados revelaram indícios a respeito do que é preciso
e do que é possível promover e incluir nos contextos de formação docente, para potencializar esses processos.

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Publicado

04-12-2020

Como Citar

Garcia, T. M. R., & Cyrino, M. C. de C. T. (2020). IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 8(15), 33–61. https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.33-61