PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA: PERFIL, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Anselmo Paulo Pires Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Daisy Moreira Cunha Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fernanda Gomes Marques Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Juliana Cristina Maciel Martins Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Juliana de Souza Soares Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Maria Auxiliadora Monteiro de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.190-215

Resumo

Este artigo tem como escopo divulgar uma pesquisa que lançou mão de dados do Observatório da Educação (OBEDUC), coletados pelo Núcleo de Investigação da PUC Minas. Especificamente, objetivou-se identificar e analisar os perfis dos professores de Matemática vinculados à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) do Estado
de Minas Gerais. Metodologicamente, utilizou-se a abordagem quantitativa, consubstanciada na análise estatística descritiva dos dados coletados da aplicação de um questionário eletrônico a 2.561 professores, extraindo-se destes os professores de Matemática. Nesse banco, para a pesquisa a que se refere este artigo, foram identificados 107 professores, sujeitos da investigação, ora apresentada. Em síntese, foram obtidos estes dados: os professores tinham mais de seis anos de magistério; atuavam no Ensino Técnico em suas diversas formas e modalidades, embora uma parte significativa do grupo atuasse também na graduação; tinham carga horária semanal de 10 a 20 horas-aula em regime de dedicação exclusiva, mas desempenhavam outras atividades além da docência, como pesquisa e
atividades administrativas. A atuação desses professores vem sendo historicamente marcada por peculiaridades inerentes à sua própria carreira docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-12-2020

Como Citar

Pires, A. P., Cunha, D. M., Marques, F. G., Martins, J. C. M., Soares, J. de S., & Oliveira, M. A. M. de. (2020). PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA: PERFIL, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Paranaense De Educação Matemática, 8(15), 190–215. https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.190-215