MANIFESTAÇÕES DA LINGUAGEM ALGÉBRICA EVIDENCIADAS NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • André Luis Trevisan Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Anna Flávia Magnoni Vieira Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Jader Otavio Dalto Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Loreni Aparecida Ferreira Baldini Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.14.71-87

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado de uma investigação cujo foco foi analisar manifestações da linguagem algébrica evidenciadas na produção escrita dos alunos de um quinto ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede municipal de Londrina-PR, na resolução de uma tarefa que permite a exploração do procedimento de cálculo do perímetro de figuras retangulares. Para tanto,
levantaram-se alguns questionamentos: Que tipo de linguagem os alunos utilizam ao realizar a tarefa? Que simbologia surge em cada linguagem adotada por eles? Como resultado, identificou-se o uso da linguagem retórica (natural), mais recorrente na primeira parte da tarefa, embora alguns grupos tenham “ousado” utilizar outros tipos de linguagens, além da linguagem natural (em sua maioria, sincopada, e em alguns grupos, algébrica). A discussão coletiva promovida a partir das respostas dos alunos e a posterior sistematização orquestrada pela pesquisadora evidenciaram, na resolução da segunda parte da tarefa, a mobilização e a interpretação de símbolos matemáticos segundo uma forma de pensamento mais sintética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-11-2020

Como Citar

Trevisan, A. L., Vieira, A. F. M., Dalto, J. O., & Baldini, L. A. F. (2020). MANIFESTAÇÕES DA LINGUAGEM ALGÉBRICA EVIDENCIADAS NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Paranaense De Educação Matemática, 7(14), 71–87. https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.14.71-87

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)