JOGOS MATEMÁTICOS: UMA ALTERNATIVA PARA O TRABALHO COM TEMAS AMBIENTAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Autores

  • Cláudio Cristiano Liell Universidade Luterana do Brasil
  • Arno Bayer Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.13.335-354

Resumo

O presente estudo, parte de uma pesquisa de doutorado, apresenta os resultados de uma formação continuada em educação ambiental e matemática para professores de matemática, focada na
construção de jogos matemáticos envolvendo temáticas ambientais, desenvolvidos nos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal e estadual de São Sebastião do Caí - RS. Os jogos abordam a temática da água, dos resíduos, da poluição, da fauna, da vegetação, da energia, das áreas de preservação permanente - APP e envolveram os conteúdos de regra de três, porcentagem, proporção, operações com números naturais, perímetro, áreas e medidas de comprimento, massa e volume. Eles foram utilizados pelos professores participantes da formação e seus alunos. O desenvolvimento dos jogos, mostrou que os alunos desenvolveram uma consciência ambiental frente aos problemas ambientais locais e influenciou as práticas dos educadores em relação aos temas ambientais, pois eles trabalharam em suas aulas com atividades que relacionavam situações cotidianas com o ensino formal,
despertando o interesse dos alunos pelos temas ambientais, dentro de propostas contextualizadas.

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Publicado

26-11-2020

Como Citar

Liell, C. C., & Bayer, A. (2020). JOGOS MATEMÁTICOS: UMA ALTERNATIVA PARA O TRABALHO COM TEMAS AMBIENTAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 7(13), 335–354. https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.13.335-354

Edição

Seção

Relatos de Experiência