CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO: AMBIENTES DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Luzia Voltolini Universidade Estadual de Roraima – UERR
  • Carmen Teresa Kaiber Universidade Pontifícia de Salamanca

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.12.187-202

Resumo

A Educação Matemática na Educação Escolar Indígena é um tema emergente, haja vista que os povos indígenas buscam a sua autonomia e entendem que a Educação Escolar contribui para conquistá-la. Assim, esse artigo apresenta um recorte da pesquisa realizada para a Tese de Doutorado em andamento, na qual buscou compreender como os participantes veem o ensino da Matemática e levantar sugestões que possam ser introduzidas no currículo de Matemática na Educação Escolar Indígena estadual, atendendo as demandas dos estudantes e da comunidade. A investigação realizada inseriu-se em uma perspectiva qualitativa, seguindo os pressupostos da pesquisa etnográfica e foi realizada na Terra Indígena Serra da Moça, no Estado de Roraima, com maior ênfase na Escola Estadual Indígena Adolfo Ramiro Levi e contou com a participação de 46 voluntários. A produção de dadosse deu por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários. Além disso, buscou-se subsídios teóricos na Educação Matemática Crítica para compreender os cenários para investigação como proposta para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Os resultados apontam que essa proposta atende as expectativas dos estudantes indígenas, pois os tornam participantes ativos na construção dos seus conhecimentos a partir de situações reais do seu contexto sociocultural.

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Publicado

25-11-2020

Como Citar

Voltolini, L., & Kaiber, C. T. (2020). CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO: AMBIENTES DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Revista Paranaense De Educação Matemática, 6(12), 187–202. https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.12.187-202

Edição

Seção

Artigos Científicos