O DIÁLOGO NOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Autores

  • Raquel Milani Universidade Federal do Rio Grande/FURG
  • Paula Andrea Grawieski Civiero Instituto Federal Catarinense/IFC
  • Daniela Alves Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/ IFSP
  • Aldinete Silvino de Lima Universidade Federal de Pernambuco/ UFPE

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.12.221-245

Resumo

O texto tem por objetivo discutir possibilidades de diálogo nas aulas de matemática nos seis ambientes de aprendizagem apresentados por Ole Skovsmose. Trata-se de uma discussão teórica sobre o diálogo à luz da Educação Matemática Crítica. No percurso metodológico utiliza-se do debate teórico sobre a Educação Matemática Crítica como campo de estudo e de pesquisa para fundamentar o conceito de diálogo e discutir os elementos que constituem os ambientes de aprendizagem no paradigma do exercício e nos cenários para investigação. O estudo indica possibilidades para que a comunicação entre professor e alunos se aproxime do diálogo no paradigma do exercício. Nos ambientes de aprendizagem enraizados no paradigma do exercício, é possível mover-se em direção ao diálogo, colocando em ação alguns atos dialógicos, de modo que a fala seja compartilhada entre professor e alunos nas aulas de matemática. Assim, o diálogo, que pressupõe a relação sociopolítica e cultural, a mutualidade e a equidade entre os atores, para além de acontecer nos cenários para investigação, pode ser iniciado em ambientes caracterizados como educação matemática tradicional.

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Publicado

25-11-2020

Como Citar

Milani, R., Civiero, P. A. G., Soares, D. A., & Lima, A. S. de. (2020). O DIÁLOGO NOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 6(12), 221–245. https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.12.221-245

Edição

Seção

Artigos Científicos