A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA PROPORCIONANDO UMA DISCUSSÃO SOBRE CURRÍCULO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • Línlya Sachs Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Henrique Rizek Elias Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.12.397-420

Resumo

Este artigo se propõe a analisar uma discussão, proporcionada pela Educação Matemática Crítica, a respeito de temas diversos, em especial sobre o currículo de matemática, a partir da transcrição do áudio gravado de uma aula (que chamamos de aula debate), ocorrida em uma disciplina do curso de Licenciatura em Matemática, do câmpus de Cornélio Procópio, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Nessa aula, oito licenciandos, mediados pela professora, refletem e debatem sobre a formação do sujeito enquanto cidadão crítico e autônomo e as funções da escola nesse contexto, sobre quais são os grupos representados nos currículos, sobre o significado de a escola ser para todos, sobre a formação inicial de professores de matemática, no que se refere à importância de discussões como essas para a futura prática profissional e à ausência desse tipo de debate em disciplinas de conteúdo matemático, bem como a preocupação com os professores em serviço, formados, na maioria das vezes, sem espaço para esse tipo de reflexão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-11-2020

Como Citar

Sachs, L., & Elias, H. R. (2020). A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA PROPORCIONANDO UMA DISCUSSÃO SOBRE CURRÍCULO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Revista Paranaense De Educação Matemática, 6(12), 397–420. https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.12.397-420

Edição

Seção

Relatos de Experiência