CONSIDERAÇÕES SOBRE PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EMPREENDIDAS E RELATADAS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Autores

  • Paulo Wichnoski Faculdade de Ampére - FAMPER
  • Tiago Emanuel Klüber Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.11.161-178

Resumo

Decorrente da pesquisa de mestrado de Wichnoski (2016)3 construída sob a via da tarefa fenomenológica e hermenêutica, este artigo apresenta uma síntese metacompreensiva acerca dos
aspectos que podem ter influenciado os modos pelos quais a Investigação Matemática se mostrou em sala de aula, a partir de relatos textuais de práticas empreendidas por professores em formação. Para isso interrogamos: o que revelam as práticas de Investigação Matemática empreendidas e relatadas em texto por professores em formação? Afirmamos que a estrutura das tarefas propostas, a estrutura teórico-metodológica do programa de formação, a não imersão dos professores em formação e dos
professores formadores no contexto investigativo, bem como a postura assumida em sala se mostraram fatores desfavoráveis às práticas de Investigação Matemática. Em contrapeso, as práticas
empreendidas favoreceram a possibilidade de mudanças nas crenças, concepções e postura dos alunos, no que tange à matemática, a eles próprios como aprendizes de matemática e ao papel do professor em sala.

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Publicado

24-11-2020

Como Citar

Wichnoski, P., & Klüber, T. E. (2020). CONSIDERAÇÕES SOBRE PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EMPREENDIDAS E RELATADAS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 6(11), 161–178. https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.11.161-178

Edição

Seção

Artigos Científicos

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