MODELAGEM MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: CARACTERIZAÇÃO DE UM AMBIENTE EDUCACIONAL

Autores

  • Karina Alessandra Pessoa da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.10.135-157

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados parciais de uma pesquisa na qual investigamos se atividades de modelagem matemática podem ser caracterizadas como elemento determinante para desenvolver conceitos e procedimentos matemáticos no âmbito de um ambiente educacional, mais precisamente no âmbito de uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1. A pesquisa está
fundamentada nos pressupostos teóricos da modelagem matemática entendida como alternativa pedagógica e em ideias e caracterizações de ambiente educacional. A busca por evidências relacionadas à caracterização do ambiente educacional é permeada pela análise dos registros escritos e falados de um grupo de alunos de um curso de Licenciatura em Química e que foram coletados por
meio de gravações em áudio, no desenvolvimento da atividade de modelagem matemática. Por meio desses registros inferimos sobre características que permitem à atividade se configurar como elemento determinante de um ambiente educacional, considerando a parceria entre os alunos no trabalho em grupo e as intervenções da professora atribuindo caráter pessoal à atividade, bem como possibilitando desencadear tarefas para a aplicação de conteúdos matemáticos estudados.

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Publicado

20-11-2020

Como Citar

Silva, K. A. P. da. (2020). MODELAGEM MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: CARACTERIZAÇÃO DE UM AMBIENTE EDUCACIONAL. Revista Paranaense De Educação Matemática, 6(10), 135–157. https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.10.135-157

Edição

Seção

Artigos Científicos