EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, SURDEZ E LETRAMENTOS: O PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA MEDIADO POR DUAS LÍNGUAS EM CONTATO

Autores

  • Maria Dolores Martins da Cunha Coutinho Instituto Nacional de Educação de Surdos
  • Dione Lucchesi de Carvalho Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.9.33-55

Resumo

Este artigo objetiva discutir a constituição de saberes em aulas de Matemática, por alunos surdos, mediada por duas línguas em contato: a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa. A
pesquisa que o subsidia, realizada no Instituto Nacional de Educação de Surdos, baseia-se numa abordagem bilíngue e numa perspectiva de letramento. Para tanto, duas turmas de sétimo ano foram acompanhadas durante todo o ano letivo de 2012, sendo, as propostas, desenvolvidas pela professora de Matemática ouvinte e por um educador surdo, após planejamento com a pesquisadora. Além das filmagens das aulas, foram realizadas entrevistas com todos os atores envolvidos na pesquisa e um diário de campo. A análise revela que ambas as línguas exercem uma função na produção de sentidos por alunos/as, professores/as e educador surdo no contexto da sala de aula. Com base num trabalho
realizado a partir de uma etiqueta de supermercado, este artigo enfatiza as contribuições dos estudos sobre letramentos neste contexto bem como o desenvolvimento dos processos de letramento dos alunos surdos em aulas de Matemática.

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Publicado

19-11-2020

Como Citar

Coutinho, M. D. M. da C., & Carvalho, D. L. de. (2020). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, SURDEZ E LETRAMENTOS: O PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA MEDIADO POR DUAS LÍNGUAS EM CONTATO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 5(9), 33–55. https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.9.33-55

Edição

Seção

Artigos Científicos