A ESCOLA DO CAMPO: A BUSCA POR UMA IDENTIDADE

Autores

  • Vanessa Franco Neto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Camila de Oliveira da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.9.84-103

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma reunião realizada entre professoras da área de matemática, da licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e três licenciandos desse curso. Tal encontro foi motivado pelo interesse das referidas docentes em compreender as demandas de seus alunos, nessa modalidade de graduação. No diálogo, a ideia de Identidade da escola do Campo emergiu a partir da ideia de Diferença, sendo esses dois conceitos, Identidade e Diferença, densos e complexos no campo dos estudos culturais. A análise proporcionou a emergência de dois enunciados: a dicotomia Campo X Cidade e a supressão da matemática. Ambos foram discutidos a partir das compreensões de enunciado, problematização e normalização, que são desenvolvidos a partir do referencial teórico-metodológico da análise de discurso de Michel Foucault. Após as análises, pôde-se concluir que a recorrente busca pela Identidade da escola do Campo é conflituosa e balizada pelo ideal da Escola Urbana. Também ficou pulsante a coadjuvação atribuída à matemática e seus conteúdos nessa discussão, apesar das investidas sobre esse assunto por parte das pesquisadoras em tentar trazer a matemática, suas demandas e suas especificidades para o centro da pauta.

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Publicado

19-11-2020

Como Citar

Neto, V. F., & Silva, C. de O. da. (2020). A ESCOLA DO CAMPO: A BUSCA POR UMA IDENTIDADE. Revista Paranaense De Educação Matemática, 5(9), 84–103. https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.9.84-103

Edição

Seção

Artigos Científicos