FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS E O USO DE LAPTOPS: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS COM O KLOGO

Autores

  • Luana Quadrini da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Suely Scherer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.4.181-202

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa de mestrado com o objetivo de analisar o processo de reflexão de três professores sobre suas práticas pedagógicas. Os professores, ao
participarem da investigação, realizaram uma ação de formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o ensino de geometria plana, com o uso do software Klogo. A
pesquisa foi desenvolvida com professores da rede municipal de ensino de um município contemplado com o projeto UCA (Um Computador por Aluno) Total. O referencial teórico da pesquisa é
constituído pelos estudos sobre a abordagem construcionista e o ciclo de ações, além dos estudos referentes a reflexão sobre a prática. Os dados analisados foram obtidos a partir de gravações de áudio realizadas no decorrer dos encontros do grupo, e da análise dos planejamentos e desenvolvimento de aulas realizadas pelos professores aqui investigados. A partir da análise de dados foi possível identificar reflexões dos professores sobre suas práticas para o ensino da geometria plana nos anos iniciais, reflexões para o uso de laptops educacionais, e também alguns obstáculos a serem superados para as reflexões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-11-2020

Como Citar

Silva, L. Q. da, & Scherer, S. (2020). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS E O USO DE LAPTOPS: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS COM O KLOGO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 3(4), 181–202. https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.4.181-202