JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Adriana Quimentão Passos SEED/PR
  • Edilaine Regina dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Regina Luzia Corio de Buriasco Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.3.179-194

Resumo

No presente artigo relata-se uma experiência realizada durante uma oficina de matemática com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de um município do norte paranaense. A oficina teve quatro encontros envolvendo dois jogos, o do Caracol e o da Tartaruga, e a estratégia metodológica da Resolução de Problemas. O objetivo foi proporcionar momentos para levantar hipóteses, testá-las, aceitá-las ou refutá-las, argumentar e obter conclusões, na medida em que os alunos disputaram algumas partidas dos jogos e analisaram os resultados encontrados. Durante os jogos os alunos resolveram as quatro operações aritméticas e, de modo intuitivo, lidaram com a noção de espaço amostral e probabilidade. Além disso, ao final do trabalho os alunos construíram outro jogo com regras semelhantes aos anteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-11-2020

Como Citar

Passos, A. Q., Santos, E. R. dos, & Buriasco, R. L. C. de. (2020). JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Paranaense De Educação Matemática, 2(3), 179–194. https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.3.179-194

Edição

Seção

Relatos de Experiência