Formação docente e o trabalho com a leitura em perspectiva dialógica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.64-94

Palabras clave:

Formação docente, Leitura, Dialogismo

Resumen

À luz da Linguística Aplicada, a partir dos pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin e de pesquisadores que seguem esta vertente, esta pesquisa busca contribuir para a formação docente continuada, com o intuito de orientar o professor de Língua Portuguesa ao trabalho com a prática de leitura, em perspectiva dialógica. Apresenta uma análise de atividades de leitura elaboradas por uma docente dos Anos Finais do Ensino Fundamental, na fase diagnóstica da pesquisa, a partir da qual se propõe um percurso de formação continuada. A análise das atividades apontou a necessidade de um estudo sistematizado para embasamento teórico-metodológico sobre a leitura em perspectiva dialógica e elaboração orientada de atividades de leitura nesse mesmo viés.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Glauce Correa Antunes, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (2007) e Pós-Graduação Lato Sensu em Letras: Língua e Literatura, pela Escola Superior da Amazônia - ESAMAZ (2012). É mestra pela Universidade Federal do Pará, do programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), na linha de pesquisa Letramentos e Linguagens e, atualmente, doutoranda em Estudos Linguísticos (Ensino-Aprendizagem de Língua e Culturas: Modelos e Ações) do Programa de Pós Graduação em Letras/UFPA. É membro do Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia - GELPEA (UEPA) e do Grupo de Pesquisa Dialogismo e Ensino de Língua (UFPA). Desde 2001, como docente, atuou em instituições de ensino da rede privada, ministrando aulas de Língua Portuguesa, Literatura e Redação e participou da elaboração e execução de projetos pedagógicos na área de educação, letramentos e linguagem. Atualmente, exerce a docência nas redes públicas municipal (SEMEC) e estadual (SEDUC) no ensino fundamental e no ensino médio, em Belém, como servidora efetiva na função de professora de Língua Portuguesa. Atuou como coordenadora da área de Linguagens e suas Tecnologias, como tutora no curso de Letras (modalidade a distância) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e como docente externa nos cursos de Letras/Português em programas de formação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Márcia Cristina Ohuschi, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado em Letras pela mesma universidade (2006) e Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Realizou Estágio de Pós-doutorado em Letras na Universidade Estadual de Maringá, tendo feito intercâmbio na Universidade de Genebra -Suíça (2019). É professora Adjunto IV da Universidade Federal do Pará (UFPA- Campus Castanhal), credenciada como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e Mestrado Profissional em Letras - Profletras/UFPA (Belém). Tem experiência nas áreas de Linguística e Língua Portuguesa, com enfoque no ensino e aprendizagem e na formação do professor. Participa do Grupo de Pesquisa "Interação e Escrita" (UEM-CNPq), é líder do Grupo de Pesquisa "Dialogismo e ensino de línguas" (UFPA/CNPq) e coordena o Projeto de Pesquisa "O dialogismo e as práticas de linguagem no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa (UFPA-Castanhal)". Faz parte da Rede de Ancoragem da "Olimpíada de Língua Portuguesa: escrevendo o futuro", como professora formadora do Estado do Pará.

Citas

ACOSTA PEREIRA, Rodrigo. A análise de textos-enunciados como prática precedente à elaboração didática. Intersecções: Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais. ed. 14, ano 7, n. 3, nov. 2014. Disponível em: http://www.portal.anchieta.br/revistas-e-livros/interseccoes/pdf/interseccoes_ano_7_numero_3.pdf. Acesso em: jul. 2022.

ANGELO, Cristiane M. Pianaro; MENEGASSI, Renilson José. A interação na leitura de crônica. In: ANGELO, Cristiane M. Pianaro; MENEGASSI, Renilson José (org.) Leitura e interpretação de valores em crônicas. 1 ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022a, p. 13-29.

ANGELO, Cristiane M. Pianaro; MENEGASSI, Renilson José. Conceitos de Leitura e Ensino de Língua. In: ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro; MENEGASSI, Renilson José; FUZA, Ângela Francine (org.). Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022b, p. 13-84.

ANGELO, Cristiane M. Pianaro; MENEGASSI, Renilson José. A leitura compartilhada em sala de apoio. In: FUZA, Ângela Francine; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; MENEGASSI, Renilson José (org.). Interação e escrita no ensino de língua. Campinas, SP: Fontes Editores, 2020, p. 33-63.

BAGNO, Marcos. Português ou Brasileiro? Um convite à pesquisa. São Paulo: Parábola Editorial, 2001, 182 p.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso (org., trad., posfácio e notas Paulo Bezerra). 1 ed. São Paulo: Editora 34, 2016 [1979], 176 p.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. trad. Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011 [1979], 476 p.

BELOTI, Adriana et al. Conceito de valoração em perspectiva enunciativo-discursiva: proposta teórico-metodológica para a prática de leitura. In: FRANCO, Neil; ACOSTA PEREIRA, Rodrigo; COSTA HÜBES, Terezinha da Conceição (org.). Estudos dialógicos da linguagem – Reflexões teórico-metodológicas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020, p. 109-135.

BEZERRA, Jane Cleide dos Santos; MENEGASSI, Renilson José. A entonação valorativa em atividades de leitura. In: ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro; MENEGASSI, Renilson José; FUZA, Ângela Francine (org.). Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 195-235.

FUZA, Ângela Francine; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; MENEGASSI, Renilson José. Concepções de linguagem e de leitura no ensino de língua materna. In: FUZA, Ângela Francine; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; MENEGASSI, Renilson José (org.). Interação e escrita no ensino de língua. Campinas, SP: Fontes Editores, 2020, p. 11-32.

GERALDI, Wanderley. Portos de passagem. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997, 252 p.

KLEIMAN, Angela B. Formação do professor: retrospectivas e perspectivas na pesquisa. In: KLEIMAN, Angela B. (org.). A formação do professor. Perspectivas da Linguística Aplicada. Campinas, SP: Mercado da Letras, 2001, p. 13-35.

MENDES-POLATO, Adriana Delmira Mendes; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; MENEGASSI, Renilson José. Análise Linguística em Charge: Sequência de Atividades Dialógicas. Revista Línguas & Letras. v. 21, n. 49, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/24631 . Acesso 12 jul. 2023.

MENEGASSI, Renilson José; FUZA, Ângela Francine; ANGELO, Cristiane M. Pianaro. A leitura em perspectiva dialógica: atividades com o poema. In: ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro; MENEGASSI, Renilson José; FUZA, Ângela Francine (org.). Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 371-417.

MENEGASSI, Renilson José; ANGELO, Cristiane M. Pianar; MENDES-POLATO, Adriana Delmira; GASPAROTTO, Denise Moreira. A leitura dialógica de fábulas. In: FRANCO, Neil; ACOSTA PEREIRA, Rodrigo; COSTA HÜBES, Terezinha da Conceição (org.). Estudos dialógicos da linguagem – Reflexões teórico-metodológicas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020, p. 187-212.

MENEGASSI, Renilson José; CAVALCANTI, Rosilene. da S. de M. Conceitos Axiológicos do dialogismo em propaganda impressa. In: FUZA, A. F.; OHUSCHI, M. C. G.; MENEGASSI, J. R. (org.). Interação e escrita no ensino de língua. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020, p. 99-118.

OHUSCHI, Márcia Cristina Greco. Ressignificação de saberes na formação continuada: a responsividade docente no estudo das marcas linguístico-enunciativas dos gêneros notícia e reportagem. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem). Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Londrina, 2013.

POLATO, Adriana Delmira Mendes; MENEGASSI, R. J. O estilo verbal como o lugar dialógico e pluridiscursivo das relações sociais: um estatuto dialógico para a análise linguística. Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso, v. 12, p. 123-143, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/27809/22670. Acesso: 12 jul. 2023.

RITTER, Lilian Cristina Buzato; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco . Leitura e análise linguística em perspectiva dialógica: caminhos possíveis. In: ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro; MENEGASSI, Renilson José; FUZA, Ângela Francine (org.). Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 419-452.

ROJO, Roxane. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, Desirée. (org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005. p. 184-293.

SOBRAL, Adail; GIACOMELLI, Karina. Elementos sobre as propostas de Volóchinov no âmbito da concepção dialógica de linguagem. In: RODRIGUES, R. H.; ACOSTA-PEREIRA, R. (org.). Estudos dialógicos da linguagem e pesquisas em Linguística Aplicada. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016a. p. 141-162.

SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. Observações didáticas sobre a análise dialógica do discurso – ADD. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 10, n. 3, p. 1076–1094, 2016. DOI: 10.14393/DL23-v10n3a2016-15. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/33006. Acesso em: 12 jul. 2023.

VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, Notas e Glossário Sheila Grillo; Ekaterina V. Américo. Ensaio introdutório Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2018 [1929], 376 p.

VOLÓCHINOV, V. N. Palavra na vida e a palavra na poesia: para uma poética sociológica [1926]. In: VOLÓCHINOV, V. N. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução do russo, ensaio introdutório e notas Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 1ed. São Paulo: Editora 34, 2019 [1926]. p.109-146.

Publicado

2023-12-14

Número

Sección

Dossiê: Práticas de letramento em contexto de formação docente: desafios e avanços (ou entraves, ou contribuições, ou embates persistentes)