PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA DE BASE CRÍTICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA COM FOCO NO GÊNERO TIRAS EM QUADRINHOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.183-208

Palabras clave:

Prática de Análise Linguística, Análise semiótica, Tiras em Quadrinhos, Ensino de Língua Portuguesa

Resumen

Considerando a Prática de Análise Linguística (PAL), inicialmente proposta por Geraldi (1984) e desenvolvida por outros pesquisadores, neste artigo retomamos o ensaio de Barreto (2022) que busca promover a análise da língua de forma situada sócio-historicamente. A partir disso, apresentamos a Prática de Análise Linguística/Semiótica (PAL/S) de base crítica, uma proposta didático-pedagógica com foco em um exemplar de Tiras em Quadrinhos. Para tanto, ancoramo-nos na Análise Crítica de Gênero (ACG), uma abordagem mestiça ancorada na perspectiva de gênero da Sociorretórica (BAZERMAN, 2009), no sistema de estratificação da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014), na Gramática do Design Visual (KRESS; van LEEUWEN, 2006) e nos conceitos de discurso, hegemonia e poder da Análise Crítica de Discurso (FAIRCLOUGH, 2016).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francieli Matzenbacher Pinton, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Letras pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1999), Mestrado (2003 e Doutorado (2012) em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunto A do Departamento de Letras Vernáculas do Centro de Artes e Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro da Associação Latino-americana de linguística Sistêmico-funcional (ALSFAL), da Associação Latino-americana de Estudos da Escrita na Educação Superior e em Contextos Profissionais e do Grupo de Trabalho Gêneros Discursivos/textuais da ANPOLL. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem (NEPELIN). Coordenadora projeto de Língua Portuguesa do Programa de Iniciação à Docência - PIBID. Coordenadora do Núcleo de Língua Portuguesa do Programa de Residência Pedagógica (2018-2020)Tem experiência em Análise Crítica de Gêneros textuais, formação de professores de língua portuguesa, ensino e leitura de produção textual em diferentes áreas disciplinares, ensino de língua portuguesa na educação básica.

Camila Steinhorst

Graduada em Letras Licenciatura, Habilitação Português e Literaturas, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestra em Letras (PPGL/UFSM). Atuou como bolsista CAPES no projeto Residência Pedagógica em Língua Portuguesa e como voluntária no projeto Oficinas do Setor de Atendimento Integral ao Estudante, ligado à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFSM. Ainda, foi revisora na Revista do Laboratório de Artes Visuais (Revista do Lav) e na Editora da Pró-Reitoria de Extensão (PRE/UFSM). Atualmente, é integrante do Núcleo de Ensino e Pesquisa sobre Linguagem (NEPELIN) e tutora de educação no Programa Progredir Quarta Colônia, ligado à Subdivisão de Geoparques da PRE/UFSM. Tem interesse em ensino de Língua Portuguesa, especialmente no que envolve a Pedagogia dos Multiletramentos, a Prática de Análise Linguística e as normativas educacionais

Taís Vasques Barreto, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada (2019) em Licenciatura em Letras Português - Habilitação em Literatura Portuguesa na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestra (2022) em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM (PPGL/UFSM). Atualmente, doutoranda em Estudos Linguísticos neste mesmo programa e instituição, sob orientação da prof.ª dr.ª Francieli Matzenbacher Pinton, e professora-pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem (NEPELIN).Tem interesse na área de Linguística Aplicada, mais especificamente em estudos relacionados ao ensino de língua materna no Brasil. Nessa direção, suas pesquisas abordam a Prática de Análise Linguística, a formação inicial e/ou continuada de professores de Língua Portuguesa e a produção de atividades didáticas voltadas para o ensino de língua materna em contexto escolar.

Citas

ACOSTA PEREIRA, R. A Prática de análise linguística/semiótica de base dialógica: reflexões para leitores iniciantes. 1. ed. São Carlos: Pedro & João, 2022. E-book.

ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. (org.). Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. 1. ed. São Carlos: Pedro & João, 2021. E-book.

BARRETO, T. V. Prática de Análise Linguística: a formação inicial de professores de língua portuguesa e a produção de atividades didáticas em uma perspectiva crítica. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.

BHATIA, V. K. Worlds of Written Discourse: a genre-based view. London: Continuum, 2004.

BAZERMAN, C. Gênero, Agência e Escrita. São Paulo: Cortez, 2006.

BAZERMAN, C. Gêneros Textuais, Tipificação e Interação. São Paulo: Cortez, 2009.

BEZERRA, M. A.; REINALDO, M. A. Análise Linguística: afinal, a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2018.

BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CATTO, N.; HENDGES, G. Análise de Gêneros Multimodais com Foco em Tiras em Quadrinho. SIGNUM: Estud. Ling., Londrina, n. 13/2, p. 193-217, dez. 2010.

ENGSTER, M. Hoje não to bom: João Ferrador. Quadrinhólatra, [S.d.]. Disponível em: https://quadrinholatra.blogspot.com/2010/11/hoje-nao-to-bom-joao-ferrador.html. Acesso em: 7 fev. 2022.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. 2. ed. Brasília: Editora UNB, 2016.

FRANCHI, C. Criatividade e gramática. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 9, pp. 5-45, 1987. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4199033/mod_folder/content/0/1%20Bibliografia%20Fundamental/FRANCHI_Criatividade_e_Gramatica_1992.pdf. Acesso em: 3 dez. 2020.

FUZER, C. Realizações linguísticas e instanciação de gêneros na perspectiva sistêmico-funcional. DELTA, 2018.

FUZER, C; CABRAL, S. Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional em Língua Portuguesa. Campinas: Mercado das Letras, 2014.

GERALDI, J. W. (org.) O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006 [1984].

GERALDI, J. W. Linguagem e ensino - Exercícios de militância e divulgação. Campinas, SP: Mercado de Letras - ALB, 1996.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fonte, 1997 [1991].

HALLIDAY, M; MATTHIESSEN, C. Halliday‘s Introduction to Functional Grammar. New York: Routledge, 2014.

HENDGES, G. R.; NASCIMENTO, R. G. do; MARQUES, P. M. A gramática da imagem como ferramenta na análise crítica de gêneros midiáticos. In: SEIXAS, L.; PINHEIRO, N. F. (orgs.). Gêneros: um diálogo entre Comunicação e Linguística. Florianópolis: Insular, 2013. p. 241-274.

KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. São Paulo: Editora Unicamp, 2020.

KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. London and New York: Routledge, 2006.

LAERTE. Vamos pra casa. 2 mar. 2021. Disponível em: https://www.laerte.art.br/manual-do-minotauro/. Acesso em: 30 jan. 2022.

MENDONÇA, M. A. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M.; (org.). Português no ensino médio e formação do professor. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

METEORO BRASIL. Quem é Laerte Coutinho? YouTube, mar. 2021. 1 vídeo (19 min).Publicado pelo canal Meteorio Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=taHEZTf6PjM. Acesso em: 31 jan. 2022.

MEURER, J. L. Uma dimensão crítica do estudo de gêneros textuais. In: MEURER, J. L.; MOTTA-ROTH, D. (Eds.). Gêneros textuais e práticas discursivas: Subsídios para o ensino da linguagem. Bauru: EDUSC, p.17-29, 2002.

MEURER, J. L. Gêneros textuais na análise crítica de Fairclough. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, p. 81-106, 2005.

MOTTA-ROTH, D. Análise Crítica de Gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem. DELTA, v. 24, n. 2, p. 341-383, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-44502008000200007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 6 jan. 2021.

MOTTA-ROTH, D. Análise crítica de gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem. DELTA, v. 24, p. 341-383, 2008.

MOTTA-ROTH, D. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagens em (Dis)curso, Tubarão, V. 6. N.3, P.495-517, 2006.

NASCIMENTO, R. G. do; BEZERRA, F. A. S.; HEBERLE, V. M. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 552 529-552, jul./dez. 2011.

OPERA MUNDI. Entrevistando Laerte Coutinho. YouTube, 12 mar. 2021. 1 vídeo (1h 2 min). Publicado pelo canal Opera Mundi. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=udcFHJWegAQ. Acesso em: 31 jan. 2022.

PINTON, F. Análise Crítica do Gênero Reportagem Didática na Revista Nova Escola. Signum: Estud. Ling., Londrina, v. 18, n. 2, p. 349-376, 2015. Disponível em: 129 http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18120. Acesso em: 7 maio 2023.

PINTON, F. M.; SILVA, J. S. da. Prática de Análise Linguística em atividades didáticas produzidas por professores de Língua Portuguesa em formação inicial: uma proposta de categorização da natureza e funcionalidade. Revista Humanidades & Inovação, v. 8, n. 36, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4511. Acesso em: 20 maio 2023.

PINTON, F. M.; VOLK, R.; SCHMITT, R. M. A prática de análise linguística na BNCC e a perspectiva sociocultural de ensino e aprendizagem: (in)congruências teórico-metodológicas. Revista Linguagem & Ensino, v. 23, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/17277. Acesso em: 31 maio 2021.

RESENDE, V. M; RAMALHO, V. Análise de Discurso Crítica. São Paulo: Contexto, 2016.

SILVA, A. C. L. F. da; ANDRADE, M. M. de. Mito e gênero: Pandora e Eva em perspectiva histórica comparada. Cadernos Pagu [online]. 2009, n. 33, pp. 313-342. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-83332009000200012. Acesso em: 20 fev. 2022.

SILVA, C. L. M. e. O trabalho com charges na sala de aula. Pelotas, RGS: UFRGS, 2004.

SILVA, C. R. Pedagogia dos multiletramentos: consciência crítica, agência e empoderamento no Ensino Fundamental. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Maria, Santa Maria, RS, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/29530. Acesso em: 25 jun. 2023.

SOARES, V.; BONINI, A. A representação estratégica da violência urbana na mídia: uma análise crítica de gênero. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 18, n. 3, p. 313-332, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/7471. Acesso em: 19 mar. 2021.

STEINHORST, C. Desbravando os mares da Base Nacional Comum Curricular: a Prática de Análise Linguística. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/28679/DIS_PPGLETRAS_2023_STEINHORST_CAMILA.pdf?sequence=1. Acesso em: 31 maio 2023.

SUASSUNA, L. Ensino de análise linguística: situando a discussão. In: SILVA, A, PESSOA, A.; LIMA, A. (org.). Ensino de gramática: reflexões sobre língua portuguesa na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and research settings. New York; Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

Publicado

2023-12-14

Número

Sección

Dossiê: Práticas de letramento em contexto de formação docente: desafios e avanços (ou entraves, ou contribuições, ou embates persistentes)