LETRAMENTO CIENTÍFICO

temas e conceitos adotados nas dissertações e teses (2007-2016)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.396-425

Palabras clave:

Letramento científico. Educação para ciência. Filosofia da Linguagem, Teoria Crítica.

Resumen

Este artigo mapeia dissertações e teses em Educação em Ciências de 2007 a 2016 que utilizam letramento científico com a finalidade de compreender os temas e sentidos atribuídos a essa expressão no Brasil. A pesquisa bibliográfica foi a metodologia adotada. O referencial teórico se fundamenta na filosofia bakhtiniana da linguagem e na teoria crítica da educação. A variedade temática no campo dos estudos do letramento científico revela que é um campo profícuo para estudos de temas que afetam ensino e aprendizagem das ciências. Confirma que letramento científico não é o termo adequado, devido ao fato de letramento estar vinculado à ideologia de alfabetização instrumental e propõe o uso de educação para a ciência para nominar reflexões, metodologias e práticas que envolvem o pensar e falar sobre ciência no campo da educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mari Inez Tavares, UFES

Es licenciado en Química por la Universidad Presbiteriana Mackenzie (2001), máster en Enseñanza de las Ciencias (Modalidades Física, Química y Biológica) por la Universidad de São Paulo (2009) y doctor en Educación por la Universidad Federal de Espírito Santo (2020). Actualmente es profesor de tercer grado en la Universidad Federal de Espírito Santo. Tiene experiencia en Química, con énfasis en la Enseñanza de la Química, trabajando principalmente en los siguientes temas: formación de profesores, representación social, educación para la Ciencia. en la educación primaria, secundaria y superior.

 

Publicado

2023-12-14