CONSTRUÇÕES DE SENTIDOS SOBRE O CONCEITO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA LEITURA MULTIMODAL E RIZOMÁTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2021.10.19.58-82

Palabras clave:

Mediação pedagógica, Rizoma, Multiletramentos, Construções de sentidos

Resumen

Neste estudo, temos como objetivo a problematização e ampliação do conceito de mediação pedagógica através de construções horizontais de sentidos entre os/as agentes educacionais integrantes de uma disciplina de Pós-Graduação Stricto Sensu. A partir de uma abordagem qualitativa, estudamos nove interações construídas em uma mídia interativa sob uma ótica rizomática e multimodal. Amparamo-nos em estudos de multimodalidade e de educação que versam sobre mediação pedagógica para construir um texto com praxiologias entrelaçadas. Podemos afirmar que as interlocuções tecidas entre os/as sete interagentes transgridem e transcendem o conceito de mediação como ponte, por romper com hierarquias e ramificar a discussão, corroborando para a problematização dos pressupostos ideológicos, discursivos e epistemológicos que regem as atuais concepções de mediação pedagógica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Barbra Sabota, Universidade Estadual de Goiás

Docente do curso de Letras Português/Inglês da Universidade Estadual de Goiás - Campus Anápolis de CSEH e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da mesma instituição.

Viviane Pires Viana Silvestre, Universidade Estadual de Goiás

Docente do curso de Letras Português/Inglês da Universidade Estadual de Goiás - Campus Anápolis de CSEH e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da mesma instituição.

Publicado

2021-07-20

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo