ACADEMIC LITERACY IN THE INITIAL LANGUAGE TEACHER EDUCATION: WRITING AND ORALITY THROUGH INTERNATIONALIZATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.291-317

Keywords:

Letramentos acadêmicos. Formação inicial de professores de línguas. Internacionalização. Escrita e oralidade.

Abstract

Considering the role of language, especially writing and orality in the context of Higher Education, this article aims to present perceptions and reflections about Academic Literacies and their possible contributions to the pre-service teaching of English Language and the relations with internationalization, since it is one of the principles of the University. In terms of methodology, we used bibliographical studies, analyzes of documents such as the Unespar PDI, questionnaires and learning and education diariesl. This work allowed us to obtain a greater understanding of some contributions from the perspective of Academic Literacies to the pre-service language teaching, pointing out possible advances in this context, as well as the need to expand this work in Higher Education through the continuity of other studies on the investigation carried out.

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Author Biographies

Thais Martins Do Nascimento

Possui graduação em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão - PR (2021), com conhecimento nas áreas de Linguística, Literatura e Artes. É membro do grupo de pesquisa LIDERE - Linguagem, Desenvolvimento, Educação e suas Relações, coordenado pela Profa. Dra. Maria Izabel Rodrigues Tognato. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC). É mestranda no Programa de Pós-graduação Sociedade e Desenvolvimento - PPGSED/UNESPAR, com bolsa pela CAPES, sob orientação da Profa. Dra. Wilma dos Santos Coqueiro, com foco no romance de autoria feminina contemporâneo, nas representações sociais de gênero e na interdisciplinaridade entre Literatura, História e Mitologia.

Lidia Stutz, UNICENTRO - Campus Guarapuava

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1993), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2012) com estágio doutoral realizado na Universidade de Genebra (Bolsa CAPES- DS - 2010, pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2017) e atuou como professora visitante na Universidade do Minho, Braga, Portugal (2022). Professora Associada do Departamento de Letras na Universidade Estadual do Centro-Oeste. É líder do grupo de pesquisa Gêneros Textuais e Práxis Docente - UNICENTRO e integrante do grupo de pesquisa Linguagem e Educação da UEL. Atuou como coordenadora do Subprojeto PIBID Letras Inglês de agosto 2012 - 2018. De agosto de 2017 a janeiro de 2019 coordenou o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras (Nível Mestrado) na UNICENTRO. A professora atua no Estágio Supervisionado em Língua Inglesa e tem experiência na área de Linguística Aplicada à Língua Inglesa, com ênfase nos seguintes temas: ensino de Línguas, interacionismo sociodiscursivo, gêneros textuais, saberes docentes, formação de professores, reflexividade e gestos didáticos, letramento acadêmico. Professora Associada do Departamento de Letras da Unicentro, Guarapuava, Paraná.

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Published

2023-12-14

Issue

Section

Dossiê: Práticas de letramento em contexto de formação docente: desafios e avanços (ou entraves, ou contribuições, ou embates persistentes)