NEGOCIAÇÕES COM A VOZ DE OUTREM NA ESCRITA ACADÊMICA

UMA EXPERIÊNCIA COM A RESENHA TEMÁTICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.270-290

Keywords:

Letramento acadêmico, Escrita acadêmica, Discurso de outrem, Resenha temática

Abstract

This article is part of the field of academic literacy studies and has as its object of investigation the writing by undergraduate students, in the modality of licentiate and bachelor's degrees. The research seeks to identify and analyze, in two versions of thematic reviews, how students, assuming the condition of authors, articulate their voices with the voices of others, taking into account the position taken on the theme being developed that the thematic review genre presupposes. For that end, ten thematic reviews produced by students were analyzed in a discipline aimed at contributing to the academic literacy process of students entering higher education. The results point out ways for students, in their education, to understand the role of the discourse of others in academic writing.

 

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Author Biography

Thaís Cristina de Assis, PUC Minas

Bolsista CAPES, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Mestra em Letras, Línguistica e Língua Portuguesa, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Graduada em licenciatura em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Ex aluna do curso Comunicação Assistiva, também pela PUC Minas. Possui experiência em trabalhos voltados à inclusão de pessoas com deficiência em ambientes escolares e culturais. Atua como audiodescritora em eventos culturais, como espetáculos de teatro, de circo, dança e musicais, por exemplo. Estagiou no Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), pela PUC Minas, viabilizando adaptações de materiais didáticos, realizando audiodescrições (AD) e acompanhando como ledor/copista os alunos com deficiência matriculados na Instituição. Estagiou no Núcleo de Apoio Educacional (NAE), pelo Colégio Loyola, em Belo Horizonte, acompanhando as necessidades educacionais especiais, principalmente na área da Língua Portuguesa, dos alunos com deficiência do mencionado colégio. Atendeu, como monitora voluntária em Linguística, pelo curso de Letras da PUC Minas, alunos matriculados na Instituição.

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Published

2023-12-14

Issue

Section

Dossiê: Práticas de letramento em contexto de formação docente: desafios e avanços (ou entraves, ou contribuições, ou embates persistentes)