OS DESAFIOS DAS PRÁTICAS DIGITAIS NO ENSINO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

RECONFIGURAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.165-182

Keywords:

Covid-19, Remote teaching, Teacher training, Digital literacy

Abstract

This article aims to present the results of an investigation into the challenges of digital practices in remote teaching during the covid-19 pandemic, analyzing the reconfiguration of the education professional. Reports from G1, a news portal maintained by Grupo Globo, from April and June 2020, referring to the state of Goiás and Distrito Federal, were analyzed, seeking to discuss the reports of teachers about the experiences and challenges with distance learning and media resources during the pandemic. During this period, teachers had to adhere to digital resources as strategies in the teaching-learning process. To expand the discussions of this article, studies by Andrade and Dias (2023), Franco (2016), Kalantzis, Cope and Pinheiro (2020), Moran (2020), Ribeiro (2018), Valênia (2020) and others were consulted.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aline Moreira da Fonseca Nascimento, Universidade Federal de Catalão

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professora efetiva da rede municipal de Jussara-GO. Membro do Grupo de Estudos em Gêneros Discursivos e Ensino de Línguas (Gegdel).

Elisângela Ladeira de Moura Andrade, Universidade Federal de Catalão

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano). Professora efetiva da educação básica da rede estadual de ensino de Goiás. Membro do Grupo de Estudos em Gêneros Discursivos e Ensino de Línguas (Gegdel).

Anair Valênia Martins Dias, Universidade Federal de Catalão

Pós-doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UNB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) e professora adjunta do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão (IEL/UFCAT). Coordenadora do Grupo de Estudos em Gêneros Discursivos e Ensino de Línguas (Gegdel). Membro da American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP). Membro da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE).

References

ANDRADE, Elisângela Ladeira de Moura; DIAS, Anair Valênia Martins. Quadrinhos na escola: propostas de multiletramentos. Fólio - Revista De Letras, [S. l.], v. 14, n. 2, 2023. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/12576. Acesso em: 12 jun. 2023.

AVELAR, Michely G.; FREITAS, Carla C. (Re)pensando as práticas de linguagem em tempos digitais. 2020. In: FREITAS, Carla C.; BROSSI, Giuliana C.; SILVA, Valéria R. (org.). Políticas e formação de professores/as de línguas: o que é ser professor/a hoje? Anápolis: Ed. UEG, 2020. p. 59-68.

CASTRO, Milena. Educação a distância em tempos de pandemia: veja relato de estudantes e professores do DF. G1, 15 abr. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2020/04/15/educacao-a-distancia-em-tempos-de-pandemia-veja-relato-de-estudantes-e-professores-do-df.ghtml. Acesso em: 02 jun. 2023.

DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. Bras. Estud. Pedagog. [online]. v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v97n247/2176-6681-rbeped-97-247-00534.pdf. Acesso em: 27 jun. 2023.

JUNQUEIRA, Michelle Asato; ANDREUCCI, Ana Cláudia Pompeu Torezan. Pandemia, educação infantil e ensino remoto: normativas, realidades, impactos e projeções para o desenvolvimento de crianças brasileiras na primeira infância. In: PUGA, Bruna Azzari et al. (orgs.). Os novos desafios das políticas públicas e da cidadania na era digital. São Paulo: D’Plácido, 2022. p. 69-86.

KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Trad. Petrilson Pinheiro. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2020.

MORAN, José. A culpa não é do online: contradições na educação evidenciadas pela crise atual. Blog Educação Transformadora, jun. 2020. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/?p=1506. Acesso em: 26 jun. 2023.

PAULA. Maria Aparecida Martins de. A importância da divulgação científica para as políticas públicas de saúde na era digital. In: PUGA, Bruna Azzari et al. (orgs.). Os novos desafios das políticas públicas e da cidadania na era digital. São Paulo: D’Plácido, 2022. p. 87-110.

RIBEIRO, Ana Elisa. Escrever, hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. São Paulo: Parábola, 2018.

RIBEIRO, Ana Elisa; NOVAIS, Ana Elisa C. (org.). Letramento digital em 15 cliques. Belo Horizonte: RHJ, 2012.

SANTANA, Vitor. Professoras falam sobre adaptação para dar aulas virtuais durante pandemia e citam “incertezas e improvisos”. G1, 6 jul. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2020/07/06/professoras-falam-sobre-adaptacao-para-dar-aulas-virtuais-durante-pandemia-e-citam-incertezas-e-improvisos.ghtml. Acesso em: 02 jun. 2023.

VALÊNIA, Anair. Compartilhamento de modos de vida: hibridação cultural e linguagem no ensino de língua portuguesa. In: DE PAULA, Maria Helena; XAVIER, Vanessa Regina Duarte. Estudos da linguagem em abordagens multiculturais. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2020. p. 39-60.

Published

2023-12-14

Issue

Section

Dossiê: Práticas de letramento em contexto de formação docente: desafios e avanços (ou entraves, ou contribuições, ou embates persistentes)