A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO- DECRETO Nº 9.765, DE 11 DE ABRIL DE 2019:

THE NATIONAL LITERACY POLICY - DECREE Nº. 9.765, OF APRIL 11, 2019: AGAINST WORLD READING AND UNDERSTANDING

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.426-444

Keywords:

Literacy, Paulo Freire, Elementary School-Early Years, EJA

Abstract

Abstract: This article points out reflections on the literacy proposal centered on the phonic method of reading and learning to write, presented by the National Literacy Plan (2019), of the Ministry of Education-Secretary of Literacy, which guides the teaching and learning of reading and of the writing of elementary school students-initial years and EJA through the phonic model. In this sense, it seeks dialogue with theoretical discussions about literacy and its pedagogical work brought by Paulo Freire, understanding that teachers develop diversified paths for the literacy process and that reading the word is reading the “world word” (FREIRE, 2005 ).

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Author Biographies

Maria Fernanda dos Santos Alencar, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidad del Mar -Udelmar-Chile. Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, lotada no Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Formação Docente - curso de Licenciatura em Pedagogia. Professora Colaboradora do Mestrado Profissional de Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (CCSA/UFPE). Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Quilombola (GEPECQ-CNPQ). Membro do Centro Paulo Freire:Estudos e Pesquisa. Tem experiência na área de Educação com ênfase nas politicas educacionais e formação de professores; atuando principalmente nas seguintes temáticas: Educação do Campo, Educação Escolar Quilombola, Educação de Jovens e Adultos, Prática educativa, Saberes docentes e organização escolar. ORCID ID. https://orcid.org/0000-0003-1140-3246

Cinthya Torres Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora e mestre em linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, Professora Associada 2 no Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA), lotada no Núcleo de Formação Docente (NFD). É professora de Língua Portuguesa, Linguagem e Linguística e Metodologia da Pesquisa Educacional. Professora pesquisadora do LELIN- Laboratório de Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas (UFPE/CAA) e do GEPECQ- Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação do Campo e Quilombola (UFPE/CAA). Membro associado do Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas (PE). Tem experiência nas áreas de Linguística e de Educação com ênfase em formação de professores anos iniciais, finais e ensino médio da educação do Campo, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da educação indígena e análise de livro didático de língua portuguesa (anos iniciais) na educação do campo. Atua nas seguintes temáticas da área de Educação: Educação do Campo, Formação de Professores, Análise de Livro Didático de Língua Portuguesa, Saberes Docente e Metodologia Científica. Na área da Linguística, atua nas temáticas da Referenciação, Linguística Textual e Análise do Discurso.

Published

2023-12-14