Formação continuada em serviço em Minas Gerais: o trabalho docente na era da inovação tecnológica

Authors

  • Marina Ferreira de Souza Antunes Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2016.5.8.134-151

Abstract

O presente texto aborda a temática da formação continuada em serviço de professores e a utilização das Tecnologias Informacionais de Comunicação e a Educação a Distância como recursos para essa formação. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental, bem como da aplicação de questionário e entrevistas para a coleta de dados. Afirmamos que no governo Aécio Neves, por meio da reforma do Estado denominada de “Choque de Gestão”, são acirrados os elementos do gerencialismo. Identificamos uma forte presença dos sistemas empresariais, presentes na linguagem utilizada nos discursos governamentais: eficiência, eficácia e qualidade; e a reconfiguração do trabalho docente, marcado por processos que resultaram em sua intensificação.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2020-10-15

Issue

Section

Artigos de fluxo contínuo