A PROFESSORA COMO NEGOCIADORA DE SENTIDOS NA PRÁTICA DIALÓGICA DO PENSAR ALTO EM GRUPO

Autores

  • Dalve Oliveira Batista-Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Juliana Pereira de Assis UFT

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.95-116

Palavras-chave:

Mediação; Leitura dialógica; Professora negociadora; Pensar Alto em Grupo.

Resumo

Este artigo busca investigar como a professora-pesquisadora se constitui mediadora na prática do Pensar Alto em Grupo (PAG) com o fito de formar leitores críticos. Para tanto, nos respaldamos na análise e interpretação de dados gerados a partir das interações e vivências de leituras do PAG com um grupo de participantes de um curso de extensão. A discussão proposta neste trabalho situa-se na área do conhecimento denominada Linguística Aplicada. As análises revelaram que a professora-mediadora ao negociar e mediar os sentidos, na atividade leitura, saia do seu lugar de ‘autoridade máxima’ interpretativa para exercer a escuta, bem como legitimar as vozes dos participantes durante a atividade de leitura.

 

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Publicado

2023-12-14

Edição

Seção

Dossiê: Práticas de letramento em contexto de formação docente: desafios e avanços (ou entraves, ou contribuições, ou embates persistentes)