Formação docente e o trabalho com a leitura em perspectiva dialógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.64-94

Palavras-chave:

Formação docente, Leitura, Dialogismo

Resumo

À luz da Linguística Aplicada, a partir dos pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin e de pesquisadores que seguem esta vertente, esta pesquisa busca contribuir para a formação docente continuada, com o intuito de orientar o professor de Língua Portuguesa ao trabalho com a prática de leitura, em perspectiva dialógica. Apresenta uma análise de atividades de leitura elaboradas por uma docente dos Anos Finais do Ensino Fundamental, na fase diagnóstica da pesquisa, a partir da qual se propõe um percurso de formação continuada. A análise das atividades apontou a necessidade de um estudo sistematizado para embasamento teórico-metodológico sobre a leitura em perspectiva dialógica e elaboração orientada de atividades de leitura nesse mesmo viés.

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Biografia do Autor

Glauce Correa Antunes, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (2007) e Pós-Graduação Lato Sensu em Letras: Língua e Literatura, pela Escola Superior da Amazônia - ESAMAZ (2012). É mestra pela Universidade Federal do Pará, do programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), na linha de pesquisa Letramentos e Linguagens e, atualmente, doutoranda em Estudos Linguísticos (Ensino-Aprendizagem de Língua e Culturas: Modelos e Ações) do Programa de Pós Graduação em Letras/UFPA. É membro do Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia - GELPEA (UEPA) e do Grupo de Pesquisa Dialogismo e Ensino de Língua (UFPA). Desde 2001, como docente, atuou em instituições de ensino da rede privada, ministrando aulas de Língua Portuguesa, Literatura e Redação e participou da elaboração e execução de projetos pedagógicos na área de educação, letramentos e linguagem. Atualmente, exerce a docência nas redes públicas municipal (SEMEC) e estadual (SEDUC) no ensino fundamental e no ensino médio, em Belém, como servidora efetiva na função de professora de Língua Portuguesa. Atuou como coordenadora da área de Linguagens e suas Tecnologias, como tutora no curso de Letras (modalidade a distância) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e como docente externa nos cursos de Letras/Português em programas de formação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Márcia Cristina Greco Ohuschi, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado em Letras pela mesma universidade (2006) e Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Realizou Estágio de Pós-doutorado em Letras na Universidade Estadual de Maringá, tendo feito intercâmbio na Universidade de Genebra -Suíça (2019). É professora Adjunto IV da Universidade Federal do Pará (UFPA- Campus Castanhal), credenciada como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e Mestrado Profissional em Letras - Profletras/UFPA (Belém). Tem experiência nas áreas de Linguística e Língua Portuguesa, com enfoque no ensino e aprendizagem e na formação do professor. Participa do Grupo de Pesquisa "Interação e Escrita" (UEM-CNPq), é líder do Grupo de Pesquisa "Dialogismo e ensino de línguas" (UFPA/CNPq) e coordena o Projeto de Pesquisa "O dialogismo e as práticas de linguagem no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa (UFPA-Castanhal)". Faz parte da Rede de Ancoragem da "Olimpíada de Língua Portuguesa: escrevendo o futuro", como professora formadora do Estado do Pará.

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Publicado

2023-12-14

Edição

Seção

Dossiê: Práticas de letramento em contexto de formação docente: desafios e avanços (ou entraves, ou contribuições, ou embates persistentes)