POR UMA CONCEPÇÃO DIALÓGICA DA ESCRITA ACADÊMICA

PRÁTICAS DE PRODUÇÃO COLABORATIVA DE TEXTOS EM AMBIENTES VIRTUAIS

Autores

  • Mariana Reis Mendes Universidade Federal de Goiás
  • Alexandre Ferreira da Costa Universidade Federal de Goiás
  • Eliane Marquez da Fonseca Fernandes Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2021.10.20.101-115

Palavras-chave:

Dialogia, Escrita, Exotopia, Epilinguística

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão teórico-epistemológica acerca da escrita acadêmica como processo dialógico, com foco em práticas colaborativas em ambientes virtuais. Partindo dos conceitos de dialogia e de exotopia (BAKHTIN, 2003; 2006; 2016), bem como das atividades epilinguísticos e da compreensão da escrita como processo (GERALDI, 1997; GARCEZ, 1998; 2004), objetiva-se delinear um esboço do ciclo responsivo/colaborativo da escrita. Foram analisados textos elaborados por alunos de Letras da Universidade Federal de Goiás através do Google Docs. Essa observação permitiu verificar que as ferramentas da plataforma on-line permitiram o exercício contínuo do excedente de visão e de atividades epilinguísticas, não apenas ao final da redação, mas durante todo o processo de produção textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Reis Mendes, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mestra em Estudos da Tradução pela Universidade de Brasília (UnB) e jornalista graduada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atuou como professora substituta na Faculdade de Comunicação e Informação (FIC) da Universidade Federal de Goiás, no curso de Biblioteconomia. Educadora certificada nível 1 pelo Google for Education. Professora de inglês desde 2004, com experiência em cursos livres de idiomas, ensino regular (fundamental e médio) e no Centro de Línguas da Universidade Federal do Tocantins. Tradutora desde 2011, com prática na tradução de textos acadêmicos. Como jornalista, experiência em assessoria de imprensa de órgãos públicos, tendo atuado como repórter e gerente de jornalismo na Secretaria de Comunicação do Estado do Tocantins, bem como repórter e editora do Jornal do Tocantins.

Alexandre Ferreira da Costa, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Lingüística pela Universidade de Brasília (1999), doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e pós-doutorado em linguística pela Universidade de Brasília (2015). É professor da Universidade Federal de Goiás desde 1998 e atua na formação de professores. Atualmente, suas pesquisas e orientações concentram-se na implementação da edução integrada no Brasil, seus aspectos discursivos, transversais e interdisciplinares. É líder do Grupo de Estudos Transdisciplinares e Aplicados à Formação de Educadores (GRUPO PORTOS - UFG/CNPq).

Eliane Marquez da Fonseca Fernandes, Universidade Federal de Goiás

A Profª Eliane Marquez tem Pós-Doutorado em Educação pela UnB (2011) e Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2007) e atualmente trabalha como associado 1 na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Atua no PPG em Letras e Linguística da FL da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Texto e Análise do Discurso. Atua nos seguintes temas: leitura e escrita, gêneros do discurso, análise do discurso e ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa. É líder da Rede Goiana de Pesquisa: texto, discurso e ensino na FAPEG-GO e também do Grupo de Pesquisa CNPq CRIARCONTEXTO: estudos do texto e do discurso.

Downloads

Publicado

2021-12-14

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo