As mídias e a interdisciplinaridade na formação de professores: diálogos pedagógicos

Autores

  • Denise Rosana da Silva Moraes Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Hêlena Paula Domingos Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2015.4.6.33-53

Resumo

Vive-se hoje o terreno das incertezas, cujo cenário pós-moderno é essencialmente cibernético-informático e informacional. Uma era cada vez mais digital que altera a percepção de tempo e espaço. Nesta premissa, o objetivo elencado elege como imperativo que a formação de professores tanto inicial, como continuada propicie reflexão e mudança na prática pedagógica no que tange à inserção das mídias, como instrumento mediador entre o humano e o tecnológico, entre o homem e a educação, articulando de forma interdisciplinar possíveis relações dialógicas com o conhecimento, uma vez que a interdisciplinaridade está sempre situada no campo onde se pensa a possibilidade de superar a fragmentação das ciências. Esta (re)organização requer a interpenetração das disciplinas, tanto do ponto de vista teórico, quanto do ponto de vista metodológico. Assim indaga: A formação continuada contemporânea tem contribuído para a reflexão acerca do novo perfil de professor/a, para que compreenda e relacione diferentes linguagens, no processo de ensino com o objetivo de aprendizagem? Este artigo apresenta por meio de uma investigação-ação na perspectiva dos Estudos Culturais, o diálogo com professores/as acerca da sua formação para a inserção das tecnologias (TIC) e suas mídias no seu fazer pedagógico. Como embasamento metodológico, encontra-se alicerçada às bases da pesquisa-ação. Como resultado, há a compreensão de que a formação como uma experiência interdisciplinar é fundamental para a mudança de atitude no campo da ação didática do/a professor/a.

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Publicado

2020-10-13

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo