Um estudo dos erros ortográficos em produções escritas de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Valéria Caimi Marquardt Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Sanimar Busse Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2015.4.6.190-200

Resumo

As produções escritas dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental revelam dificuldades na compreensão do código escrito advindas da relação de opacidade entre fala e escrita, que comprometem o desempenho nas operações linguísticas necessárias ao sentido e significação da leitura e da escrita. Os principais erros ortográficos provenientes da relação entre a fala e a escrita, de origem fonética, deveriam estar resolvidos logo nos primeiros anos de escolarização. Restariam, somente, as demais ocorrências ortográficas relacionadas ao sistema de arbitrariedade da escrita para serem sanadas no decorrer da trajetória escolar. Todavia, as observações das produções de textos escritos de alunos do 9º ano indicam que ainda ocorrem, nesse período de escolarização, erros ortográficos derivados de fenômenos fonológicos. Neste artigo apresentamos resultados preliminares de um estudo sobre erros ortográficos presentes nos textos escritos por alunos 9º ano do Ensino Fundamental. O corpus foi coletado de 64 produções de texto descritivo, em duas etapas, nos meses de fevereiro e março de 2014, numa escola de periferia na região centro-sul do Paraná. Após a coleta foram identificados e classificados erros ortográficos dentre os quais destacamos aqueles que parecem revelar as hipóteses dos alunos sobre o código escrito, os quais ainda tomam a escrita em relação à fala.

Valéria Caimi Marquardt

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-13

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo