A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFATIL:
REFLEXÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.23.45-61Palabras clave:
Educação Ambiental., Educação Ambiental na Educação Infantil., Contação de Histórias., Literatura infantil.Resumen
Este artigo trata-se sobre reflexões do desenvolvimento de práticas de Educação Ambiental a partir da contação de histórias no contexto da Educação Infantil, visando explorar uma abordagem significativa através de práticas que proporcionem a criança uma tomada de consciência de forma plena, a partir dos problemas socioambientais em que vivem. Com o objetivo de utilizar da Educação Ambiental crítica como uma peça de ação reflexiva e dialógica desde a primeira etapa da Educação Básica que é a Educação Infantil e compreendendo a Contação de História como uma possível ferramenta de abordagem dessas práticas, levando em consideração que o ato de contar histórias é considerado uma das maneiras mais antigas quando tratamos da troca de conhecimentos e valores, ela sempre foi uma forma de comunicação e convivência entre os seres humanos, e além de todo o contexto afetivo dessa prática ela também é uma grande ação educativa, pois a prática de contar histórias instrui, socializa ao mesmo tempo que diverte e entretém a criança. Ainda desperta o interesse pela leitura, auxilia no desenvolvimento psicológico, cognitivo e social, amplia o vocabulário e o mundo das ideias. Portanto proporcionar a criança atividades como essa, que despertem sua curiosidade, exploração e questionamentos, buscando tornar essa criança um ser participante e transformador diante das suas ações do cotidiano é auxiliar desde cedo uma construção de um pensamento crítico acerca das questões ambientais do seu entorno.
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